Linguagem de computadores em sinais

24/04/2023 Sara Araújo

Inclusão é tudo e um pouco mais! A tecnologia vem🤳 como aliada na hora de garantir que pessoas com deficiência tenham mais acessibilidade

Foi nisso que pensou a professora Andreza Mourão, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que desenvolveu o App Midoaa, voltado para pessoas com deficiência auditiva. 🦻

Uma tese de doutorado📄 que na prática dá suporte aos alunos, com um personagem que narra o conteúdo da tela em Libras, a Lingua brasileira de sinais. Inicialmente os testes foram feitos com estudantes dos cursos 👩‍💻 de computação.

A professora Andreza Mourão desenvolve objetos de aprendizagem desde 2016, desta vez iniciativa veio com a linguagem de sinais para pessoas com deficiência auditiva. Foto: Divulgação.
A professora Andreza Mourão desenvolve objetos de aprendizagem desde 2016, desta vez iniciativa veio com a linguagem de sinais para pessoas com deficiência auditiva. Foto: Divulgação.

 

“A pesquisa foi realizada com alunos matriculados no curso de sistema de informação que testaram✅️🤳 o aplicativo. Entre eles havia um estudante com deficiência auditiva”, disse.

De acordo com a doutoranda, o modelo é uma contribuição 👨🏽‍🏫para a educação inclusiva e também para incentivar professores da universidade a trabalharem  recursos educacionais voltados aos estudantes com as mais diversas deficiências.🙋

O modelo é compatível com dispositivos móveis 📱Android ou iOS, executado por meio do aplicativo Class Player. Para rodar, basta📲 instalar o Class Player, disponível nos catálogos da Play Store (Android) e App Store (iOS), abrir o app, tocar em ‘Senha’ e digitar Midoaa.

Os alunos com🦻 deficiência auditiva do curso de computação podem acessar as plataformas para aprendizagem. 🧑‍🎓

Leia Também: App Giulia - Mãos que falam! Comunicação entre surdos e ouvintes ficou mais fácil