Manaus Inteligente - Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo
02/11/2023 Paulo Rodrigo
Você já imaginou uma cidade 100% conectada? 🛜 Esse é um dos objetivos da cidade inteligente que vai além da Internet, pois possibilita que recursos e serviços fiquem disponíveis à população em tempo real, seja em aplicativos, nas ruas e em espaços públicos!
A capital amazonense, além de ocupar a 51ª posição em nível nacional no quesito tecnologia e inovação no ranking Connected Smart Cities, é uma das 20 cidades do Amazonas com o📱sinal 5G. Apesar de a implantação ter iniciado em outubro de 2022, Manaus enfrenta algumas barreiras na instalação da rede por conta da localização, mas que está caminhando para aumentar ainda mais a cobertura.
Aplicativos para atendimento de serviços públicos, agendamentos on-line e verificação da frota de ônibus 🚌 também estão disponíveis atualmente. Esses recursos facilitam o compartilhamento e verificação de informações essenciais de serviços em Manaus.
O apoio às startups 💡 desenvolvidas em Manaus também é fundamental para uma cidade inteligente, pois são esses os empreendimentos que podem impulsionar o mercado e trazer melhorias à população em forma de novos serviços tecnológicos e inovações para a cidade.
Leia mais: Mão na massa! Projeto em carretas leva cursos de gastronomia a Presidente Figueiredo
Manaus conta, atualmente, com espaços que auxiliam no desenvolvimento dessas empresas inovadoras, como Manaus Tech Hub, Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (InUEA) e o Casarão da Inovação Cassina.
O empreendedorismo está inteiramente ligado à tecnologia e à inovação. Inclusive, neste quesito, Manaus está em 12° lugar em âmbito nacional e em 1° lugar na região Norte, de acordo com o ranking Connected Smart Cities. Esses números abrem caminho para que mais investimentos 💰 privados sejam feitos na capital amazonense.
Recentemente, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) entregou o Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro) com intuito de abrigar microindústrias para gerar um impacto significativo na geração de empregos diretos para mais de 400 pessoas.
A economia verde 🌳 também é um dos principais ramos que podem ser desenvolvidos ao longo dos anos, pois junta tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade. E estamos caminhando para que mais projetos deste porte sejam feitos na maior metrópole da Amazônia!
Texto: Paulo Rodrigo