Na palma da mão: app Selva que monitora qualidade do ar está disponível para iOS

12/01/2024 Paulo Rodrigo

Conhecido por monitorar a qualidade do ar na Amazônia, o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), lançou um aplicativo para iPhone! 📲

Agora, é possível obter dados 📊 em tempo real sobre previsão, poluição do ar na Amazônia, restante do Brasil e de países da América do Sul, e outras informações relacionadas à qualidade do ar, na palma da mão. Anteriormente, era possível apenas acessar o sistema pelo site do App Selva.

De acordo com o projeto, este avanço é parte integrante do Programa de Educação Ambiental sobre Poluição do Ar (EducAir), uma iniciativa que utiliza a tecnologia para ampliar a compreensão e abordar questões ambientais na Amazônia, como desmatamento e queimadas.

LEIA TAMBÉM: Tecnologias sustentáveis e sua função no mundo

O Selva, que já estabeleceu dezoito pontos de monitoramento em Manaus 📍 e se expandiu para cinco municípios do interior do Amazonas, incluindo Parintins, agora mira uma expansão ainda maior em 2024, concentrando esforços em regiões ao sul do Estado. 

O aplicativo foi bastante utilizado pela imprensa e usuários em geral para verificar a qualidade do ar no período de fumaça que assolou Manaus no final de 2023. Durante o monitoramento do período, foi verificado que a capital amazonense estava cercada por focos de incêndio. 🚒

<span style=Jornalista Mario Adolfo utilizou o app Selva para mostrar situação no Amazonas | Imagem: Internet" width="385" height="502" />
Jornalista Mario Adolfo utilizou o app Selva para mostrar situação no Amazonas | Imagem: Internet

 

Como baixar o aplicativo? 📲

Aplicativo está disponível gratuitamente | Imagem: Internet
Aplicativo está disponível gratuitamente | Imagem: Internet

 

O aplicativo SelvaApp está disponível inicialmente para iPhone, por meio da App Store. Acesse a loja de aplicativos do iPhone, pesquise pelo nome do app e baixe gratuitamente.

Selecione os sensores e as áreas a serem monitoradas a partir de um mapa para você receber alertas quando a coisa não estiver legal para a variável ambiental que você escolher (qualidade do ar, ocorrência de queimadas, tempestades e muito mais).

Ainda não há previsão para lançamento no sistema Android. 

Paulo Rodrigo

*Com informações da assessoria