NavegAM: App reúne passagens de barco, transporte de cargas, e muito mais! 🚢
31/10/2022 Sara Araújo
O céu está para os aviões 🛩como os rios da Amazônia estão para os barcos. ⛴️ As estradas hidroviárias que compõem o norte do País necessitavam de uma forma mais prática de organizar o controle de cargas e passageiros🧍🧍♀️ nas embarcações.
Para se ter uma ideia, os donos de barcos até pouco tempo faziam a punho a listagem🗒🖍 de passageiros, não tendo exato controle de quem circulava nos barcos. Foi exatamente para atender a essa demanda que surgiu a Startup NavegAM.
Hélio Souza é cofundador 🧑💼 da empresa. Ele comentou sobre a realidade enfrentada até pouco tempo atrás pelos trabalhadores dos portos.
"Nós fazemos a mesma coisa que as empresas aéreas ✈️, mas no hidroviário ⛴️ aqui da região. Para os barcos saírem precisa levar a lista de passageiros até a Capitania dos Portos. Às vezes corriam e entregavam em uma folha. Montamos um sistema para automatizar isso”.
A união de três amigos fez a ideia sair do papel: O consultor de T.I, Jorge Alves, trabalhou por muitos anos no porto de Manaus e entendia como funcionava o sistema dos barcos🧑💻, partiu dele a ideia; Geferson Oliveira, engenheiro e com formação em desenvolvimento de sistemas também somou na equipe; Hélio Souza, também co-fundador e designer, ficou nas idealizações e outras competências. Com três especialistas em sistemas💻 a irmandade estava completa.
"Além das passagens, começamos a ter o controle de cargas do que era enviado ao interior também. Isso deu tão certo que passamos a fazer entregas na cidade também, o que nos possibilitou trabalhar com a logística".
A pandemia para muitos😷 fechou uma janela, mas para eles abriu um portão. As pessoas pararam de circular 📉, mas as cargas📦 deram um ganho e nas duas vezes em que houve o fechamento de passageiros, a NavegAM cresceu no transporte de cargas.
“A NavegAM ainda vende passagens, mas o transporte de cargas se tornou a principal renda 💵. Atualmente atendemos a mais de 100 embarcações no Amazonas, Pará, Amapá e Rondônia✅️”.
Eles inovaram outra vez no segmento de entrega em veículos como motos🏍, bicicletas elétricas🚲 e outros serviços. Solução para embarcações que saem para o interior cheias e voltam vazias.
“Uma comunidade que produz açaí pode embarcar com esse produto para a capital🏙 e preencher o espaço vazio do barco”.
Com investidores como a Bemol, Rede Amazônica, aceleradoras e outras grandes empresas, a NavegAM segue firme no propósito de uma Amazônia melhor, com soluções que não se restringem a ela.
Leia Também: Se até boi 'voa', por que não barco?