O poder do ChatGPT na Educação
08/09/2023 Eduardo Gomes
Na educação🧑🏫 o ChatGPT já tem mostrado as caras! O robôzinho é utilizado pelos alunos 🧑🎓 e educadores como uma ferramenta de apoio nas aulas e em outras atividades nas escolas.
Esse novo “colega de classe” dos estudantes consegue responder boa parte das dúvidas 🤔 que surgem nas aulas, se tornando um guia para pesquisas, conhecimento e descobertas.
O Professor de Artes, Artista Visual e Diretor de Marketing das Escolas Martha Falcão, Nelson Falcão, conta que usa essa tecnologia no “aprimoramento de ideias💡 por meio da convergência de informações realizadas pelo Chat, o que lembra o processo de sinapse que o nosso cérebro realiza”. Ele ainda relata outro ponto importante:
“Estive recentemente no Geduc (Congresso de Gestão Escolar), na cidade de São Paulo,e a utilização da IA na educação foi um dos principais temas em pauta. Apesar da insegurança e algumas divergências diante da novidade, é unânime a opinião de que a IA é uma realidade, é irreversível. Então cabe aos educadores dominarem as ferramentas que aí estão para poderem geri-las junto aos alunos”.
Leia também: É bom não brincar com os sentimentos❤️ do… ChatGPT!
Aos poucos, o ChatGPT vai conquistando espaço no mundo da educação, cabendo ao interlocutor humano a melhor orientação a ser feita para a IA. Já dizia Albert Einstein: “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”.
Seguindo o mesmo pensamento de Einstein, o professor Nelson destaca algumas possibilidade de uso do ChatGPT na Educação:
- Introduzir o ChatGPT como uma ferramenta de pesquisa: Mostrando aos alunos como usar a IA para encontrar informações, tirar dúvidas e explorar diferentes tópicos de estudo.
- Promovendo discussões e debates: Usado como ponto de partida para iniciar discussões em sala de aula. Pedindo aos alunos para apresentarem questões desafiadoras ao ChatGPT e discutirem as respostas. Isso pode estimular o pensamento crítico, a análise e a argumentação.
- Um contador de histórias: Pedir aos alunos que usem o ChatGPT como inspiração para escrever narrativas, criação de diálogos ou até mesmo para criar personagens fictícios. Isso ajuda a desenvolver suas habilidades de escrita e criatividade.
[embed]https://giphy.com/gifs/banco-itau-itau-itauunibanco-unibanco-cklf6DC5GH1Ob95u2o[/embed]
Texto: Eduardo Gomes