O que é Aceleradora? O empurrãozinho que você precisa!
15/09/2022
Empreendedores iniciantes buscam sucesso no negócio mais do que tudo. Agora, imagina só se esses empreendedores pudessem receber uma “mãozinha” ou duas 🤝 para se desenvolver mais ainda no mercado?
Essa é a função de uma aceleradora! O professor e coordenador da Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas IN-UEA, Salvio Rizzato, deu mais detalhes sobre o que é e o que faz esse tipo de empresa. 🧑💼🔍💰
“Uma aceleradora é considerada um ambiente de inovação e empreendedorismo, onde empreendedores iniciantes trazem algo inovador. mas possuem pouca capacidade financeira. Então, recebem a experiência que a aceleradora tem e na área que ela atua, podendo até a aceleradora ser sócia dessa empresa”.
Para se criar uma aceleradora não é nada tão difícil, mas é algo que requer investimento e capital, 💵 💵 💵 ainda conforme explicou o especialista.
“A aceleradora tem que aportar recursos financeiros nos empresários que estão iniciando aquele negócio. Ela precisa de um quadro de mentores capacitados nas mais diversas áreas e negócios desde Direito tributário e trabalhista até mesmo Psicologia, como gestão de conflito e desenvolvimento de liderança, e a própria administração”, comenta Salvio.
Mas a parte de criação de uma aceleradora também envolve outros aspectos e os empreendedores iniciantes precisam estar atentos. 👀
Leia também: Afinal, o que é tecnologia?
“Uma aceleradora tem um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Trata-se de uma empresa, uma pessoa jurídica constituída com fins lucrativos. Também tem que ter um programa de treinamento, capacitação e mentorias, onde vai ultrapassar passos e metas que os projetos possam saber do sucesso deles no programa de aceleração”, diz o professor.
Há um momento que a empresa sai da fase inicial, sai da fase da ideia. O que vem depois?
“Ela precisa de um fôlego a mais para crescer. Esse 'fôlego' são instituições como aceleradoras que podem proporcionar. Até um determinado patamar, ela pode ser uma empresa local ou regional, e quando ela cresce, terá novos desafios. Nesse momento que a aceleradora pode ajudá-la”.
Texto: Cath Senna