Primeira impressora 3D multicolorida do país é criada por startup amazonense

13/07/2023 Sara Araújo

De maquetes de construções 🏢 a modelos que apoiam a indústria médica! As impressoras📠 3D fazem de tudo e revolucionaram o mercado com a apresentação física de peças que facilitam a visualização de projetos com um clique.

O tom de uma cor só tem sido o padrão desde a criação da máquina que agora ficou para trás com a criação da impressora 🌈3D multicolorida Gaia G-16, desenvolvida pela startup amazonense de mesmo nome!

A iniciativa demonstra como o Polo Digital de Manaus é um celeiro de inovações. Foto: Divulgação/B&ZA
A iniciativa demonstra como o Polo Digital de Manaus é um celeiro de inovações. Foto: Divulgação/B&Z

 

A primeiríssima a📄 imprimir colorido no Brasil dá maior dinamismo aos protótipos e permite destaque a partes específicas para facilitar a🗣 comunicação, por exemplo, entre médicos e pacientes quando da apresentação de diagnósticos da área de saúde.

Leia Também: Tô no Mapa! O app dos povos amazônicos

"Quando nos foi 👩‍🏫apresentado o projeto da impressora 3D multicolorida Gaia G-16, não tivemos dúvidas da relevância do projeto sair do 📑papel e ser transformado em um protótipo", afirma Alexandre Damasceno, engenheiro da empresa B&Z, com quem a startup Gaia fez parceria para tornar a impressora uma realidade.
Verbas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Zona Franca de Manaus (ZFM) permitem que inovações do tipo ocorram. Foto: Divulgação/B&Z.
Verbas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Zona Franca de Manaus (ZFM) permitem que inovações do tipo ocorram. Foto: Divulgação/B&Z.

 

A startup já conta com registro de software e patente ✅️ aprovada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), o que confere maior credibilidade e reconhecimento ao trabalho. Um modelo que tende a ficar cada vez melhor!

 

Com informações da Assessoria de Imprensa*