Quem faz Economia Verde no Amazonas – Danniel Pinheiro

26/12/2022 Eduardo Gomes

“A bioeconomia é o futuro e o presente na Amazônia”. É assim que o biólogo🦎 e empresário, Danniel Pinheiro, projeta o futuro dessa área tão promissora para o nosso estado e também para o Brasil.

Danniel é natural de Manaus, tem 29 anos e é formado em Ciências Biológicas pela UEA, com Mestrado em Biotecnologia pela Ufam e, atualmente, é doutorando em Biotecnologia pela Rede Bionorte. Hoje é um dos sócios da Biozer da Amazônica, startup genuinamente amazônica especializada em cosméticos💄, produtos fitoterápicos e alimentos funcionais🥗. 

O primeiro contato que teve com a ciência🔬, foi ainda muito novo🧒, por influência do pai que era pesquisador🧑‍🔬 do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), ou seja, as referências estavam dentro de casa🏠 e isso o fez se interessar mais. 

Muito curioso🧐, ele sempre gostou de entender o “mecanismo das coisas” e isso foi como uma porta🚪 que se abriu para que a pesquisa estivesse sempre presente na sua vida. 

“A primeira oportunidade de estágio que tive eu fiz no INPA e, aos 14 anos, já fui entrando com o pé na ciência, na academia e a entender sobre a pesquisa e o campo acadêmico. Não parei, continuei seguindo pela iniciação científica, a graduação e o mestrado”, relembra Danniel. 

O biólogo destaca a sua relação com a Amazônia🌳 e como ser um verdadeiro “amazônida”.

“Sou apaixonado por essa terra. Quero que a Amazônia seja reconhecida de uma forma premium✅. Pretendo desenvolver produtos que possam agregar valor e que sejam fabricados na Zona Franca de Manaus”.

Leia também: Quem Faz Tecnologia no Amazonas – Ricardo Moura

Danniel é consciente sobre as dificuldades logísticas no desenvolvimento da região amazônica, mas vê essa adversidade como um desafio🎯, projetando o crescimento da bioeconomia no Estado e aumentando as possibilidades da Biozer para o futuro. 

“Quero implementar a nossa fábrica🏭, utilizando a inteligência artificial🤖, a automação, potencializando o nosso ativo amazônico em forma de produto e ajudando o nosso ecossistema para que tenhamos um ambiente favorável para esse tipo de negócio💲. Pretendemos ter uma marca de referência no Brasil e no Mundo”, destaca Danniel. 

Visionário, o empresário acredita em uma cadeia produtiva de bioeconomia no Amazonas, favorecendo a Zona Franca de Manaus e outras empresas. 

“Temos propostas que possam atender a demanda do mercado nacional, porém ligando na manutenção da floresta🌴 de pé e mostrando que isso é possível por meio do fortalecimento dessa matriz econômica, unindo pares com o poder público e privado. Nós somos, hoje, o ponto focal no que se refere à Amazônia e sustentabilidade♻️”, finaliza Danniel. 

 

Texto: Eduardo Gomes