Quem Faz Economia Verde no Amazonas - We'e'ena Tikuna
28/04/2023 Eduardo Gomes
Convicta da sua ancestralidade e mostrando que é filha da terra, a indígena We'e'ena Tikuna (@weena_tikuna) representa a força dos Povos Amazônicos na Economia Verde.
A empreendedora, de 34 anos, nasceu na Terra Indígena Tikuna de Umariaçu, no Amazonas, na Região do Altos Solimões. We'e'ena conta que passou por inúmeros desafios durante a infância. Um deles é em relação ao aprendizado da língua portuguesa, que foi após os 12 anos de idade.
Formada em Artes Plásticas🎨 pelo Instituto Dirson Costa de Arte e Cultura do Amazonas (IDC) e Nutrição pela Universidade Anhanguera de São Paulo, ela tenta dividir as suas obrigações diárias em casa🏠 e, também, com trabalhados de influencer digital🧑💻 e designer de moda, 👗 mas sem esquecer o espírito de uma mulher de negócios.
We'e'ena é talento que saiu da Amazônia para o mundo, e mostra que soube dar a volta por cima e batalhar por seus sonhos.
“A rotina é muito agitada devido aos cuidados com a minha filha, mas isso não é um empecilho na divulgação de marcas como digital influencer. Inclusive, no próximo Dia das Mães, fechei uma parceria com a Natura, onde trabalharemos juntas, mãe e filha”, ressalta.
Em relação aos seus trabalhos com moda, We'e'ena sempre teve um olhar consciente sobre o ramo no Amazonas e no Brasil, destacando nos seus projetos a ecologia, a biodiversidade e o respeito à natureza. Ela já esteve presente no Eco Fashion Week de São Paulo, apresentando a marca autoral ‘We’e’ena Tikuna - Arte Indígena’ nas passarelas, 💃 com grande estilo.
“A minha visão sempre foi voltada ao consumo responsável e à sustentabilidade. E, levar isso para o meu trabalho de moda foi bastante fácil, pois consegui fazer as pessoas pensarem diferente, 🤔 se tornando mais conscientizadas”.
E tem mais! Além da moda, We’e’ena trabalha com artesanato e confecciona bonecas 🎎 com características próprias da cultura indígena, fazendo a união da arte e fortalecendo a cultura. A sua ideia é seguir com o projeto e “levar as bonecas para todos os lugares”.
Ela tem os pais👪 como referência profissional e de persistência. Eles a ensinaram a nunca desistir e a lutar pelos seus objetivos. Outra lição que aprendeu com os pais é que ela era capaz de tudo e também de ser a “protagonista da própria história”.
Por fim, We’e’ena enfatiza o trabalho da economia verde no Amazonas, devido às riquezas e biodiversidade da região.
“O Amazonas tem projetos focados no empreendedorismo e na preservação do meio ambiente, por isso que muitos dos meus trabalhos são voltados para o nosso Estado. Trabalhar com economia verde é ajudar a natureza. É a conexão entre a aldeia e a cidade”.
Texto: Eduardo Gomes