Quem faz Inovação no Amazonas – Amaike Keric

06/01/2023 Eduardo Gomes

A inovação💡 já estava no seu “sangue”🩸, mas ele ainda não sabia. Faltava o start, o ponto inicial! E foi por meio de uma reunião de “Design Thinking” (uma maneira de pensar criativamente para a solução de problemas), que Amaike Keric percebeu que deveria empreender e apostar em um projeto inovador

O manauara, de 38 anos, é graduado em Estatística📈 pela Ufam e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Uninorte. Também é CEO e fundador da “Trocados”, startup que oferece uma plataforma de serviços financeiros que permite receber dinheiro💵 através de uma carteira👝 digital

Desde o início da sua carreira, Amaike se imaginou fazendo algo completamente diferente, antes de empreender, foi professor🧑‍🏫 do curso de Estatística na Ufam, mas não queria parar por aí.  

“Sempre fui curioso. Tanto que a escolha da minha área de formação foi para inovar com visão de futuro. Dei aula por dois anos, mas sempre sentia um incômodo e isso era algo latente, pois via a docência como hobby e não como uma carreira”, relembra.

Leia também: Quem faz Inovação no Amazonas - Mariana Leite

Foi quando, finalmente, uma ideia inovadora🧨 surgiu e ele percebeu que deveria agir. Largou tudo e abriu, na época, a sua primeira empresa🏭, a Beta Consultoria Estatística e ainda foi além.

“Naquele momento, eu e meu sócio contratamos um consultor de inovação e realizamos algumas reuniões. Foi onde me encontrei e mudei a minha visão👀 de vida pessoal e profissional, pois encontrei a ‘metodologia’ que trazia na sua base a minha essência. E foi nessas reuniões que nasceu a Trocados”. 
A vontade de inovar despertou cedo em Amaic. Foto: Divulgação
A vontade de inovar despertou cedo em Amaic. Foto: Divulgação

Amaike lembra a forma curiosa de como teve o primeiro contato com inovação ainda na adolescência. 👲

“Fui voluntário em programa social que entregava sopa🥣 para as famílias mais vulneráveis do Bairro do Coroado, em Manaus. E um dos coordenadores era presidente de uma empresa do Distrito e viu que eu era muito ‘virado’. Ele me emprestou uma coisa chamada hoje de ‘notebook’💻. Sem me explicar nada, encontrei uma ferramenta chamada Excel, no qual aprendi todas as fórmulas que você possa imaginar”. 

Uma grande referência na vida de Amaike foi o seu pai. Os dois passaram mais de 10 anos trabalhando em feiras itinerantes vendendo pastel em uma barraca⛺. Não foi fácil, mas a experiência serviu para conhecer melhor a população de Manaus e projetar o futuro. 

O Amazonas é a nossa terra de oportunidades, e trabalhar nas feiras me permitiu conhecer as pessoas👪 de Manaus de norte a sul. Identificando oportunidades que jamais pensei em ajudar a resolver”, ressalta Amaike.

Por fim, o empreendedor pensa em estabelecer o impacto inovador no Amazonas com ideias que possam transformar a vida das pessoas.

Nascer aqui e entender que tudo isso não era uma dificuldade, mas sim uma oportunidade. Tanto que com a ‘Trocados’ levamos experiências financeiras💲 para municípios que foram esquecidos pelos players de mercado. Impactamos pessoas com a inclusão financeira de forma digital🖥️ e de fácil acesso. Fazendo isso acontecer através do mercado🛒 de varejo”, finaliza Amaike. 

 

Texto: Eduardo Gomes