Quem Faz Inovação no Amazonas - Bruno Alencar
11/08/2023 Eduardo Gomes
Desde muito cedo,🧒 a paixão por empreendedorismo, tecnologia e, principalmente, por coisas novas e revolucionárias, já mexia com o imaginário do pequeno Bruno Ferré de Araújo Alencar.
O paulista, aos 37 anos, tem se destacado no cenário de inovação na região amazônica, desenvolvendo soluções criativas para desafios complexos do dia a dia.
Formado em Engenharia Química,🧑🔬 pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e cursando Mestrado em Engenharia, Gestão de Processos, Sistemas e Ambiental no ITEGAM (Instituto de tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, atualmente desenvolve projetos como consultor de Pesquisas e Desenvolvimento com foco em projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).
“Meu objetivo principal é apoiar empreendedores a alcançarem o sucesso🏆 em seus negócios. Trabalho em colaboração com eles, ajudando a definir estratégias, modelar o negócio e realizar o desenvolvimento necessário para atingir a maturidade”, destaca Bruno.
Ao longo da trajetória profissional, Bruno teve diversas referências inspiradoras. Um exemplo de inspiração foi quando trabalhou na Yamaha, onde aprendeu, através de um gerente na época, a “extrair o melhor de cada membro da equipe”. Além disso, tem uma grande admiração por Bill Gates, que segundo Bruno, é “perspicaz e tem uma visão estratégica”.
O consultor escolheu trabalhar com inovação no Amazonas🌳 devido ao potencial único da região, com sua biodiversidade e conhecimento tradicional. Isso o motivou a buscar soluções criativas🎨 e contribuir para a construção de um ambiente próspero.
Bruno também desempenha um papel fundamental trabalhando em um projeto que impulsiona startups 🚀 na região, o Amazônia Venture Builder. Uma experiência que, para ele, é enriquecedor, pois colabora com empreendedores talentosos, oferecendo mentoria e suporte estratégico que apoiam o crescimento dessas empresas.
“Acredito no potencial dessas startups em trazer soluções para desafios locais e globais, promovendo o desenvolvimento em várias áreas como: audiovisual, serviços, agroindustrial, alimentícia, saúde e outras com impacto socioeconômico e ambiental”.
No futuro, ele pensa em ir mais longe! Planeja continuar usando os conhecimentos e ideias em projetos P&D para desenvolver parcerias estratégicas, atuando como mentor e consultor para empreendedores, explorando oportunidades internacionais e contribuindo para o fortalecimento do ramo de inovação e empreendedorismo.
Texto: Eduardo Gomes