Quem faz Inovação no Amazonas - Macaulay Souza

23/10/2022 Eduardo Gomes

“Empreender, 🧑‍🔧 criar 🧑‍💻 e exercitar novas ideias”. 💡 Esse pensamento sempre foi motivação para Macaulay Souza durante a infância. Hoje, aos 27 anos, o empreendedor se destaca como um dos fundadores da Onisafra, startup que faz entrega de hortifrútis e produtos naturais, sem sair de casa, por meio do site on-line e App (disponível para IOS e Android)

“Sempre fui uma criança🧒 muito curiosa, de certa forma, empreendi desde novo e esse aspecto foi se mantendo além da minha formação, permitindo que eu também explorasse outros ambientes”, relembra.

Macaulay nasceu em Manicoré, no interior do Amazonas, mas morou e cresceu no município de Borba, também no Amazonas. Porém, logo foi estudar 🧑‍🎓 em Manaus, na antiga Escola Agrotécnica, hoje IFAM. Estimulado pela inovação no ensino técnico, partiu para a graduação em Agronomia 🚜 na Ufam, onde também fez mestrado em Agronomia Tropical.

Ele sempre foi ágil na busca por conhecimento e em temas relacionados à inovação.

"Conforme estudava, eu fui evoluindo. A limitação da região não me atrapalhava. Quanto mais referências buscava, mais longe poderia chegar e também de construir coisas diferentes".

Na universidade percebeu que poderia trabalhar com inovação, mas antes era necessário amadurecer as ideias. E foi no ambiente acadêmico que Macaulay teve os primeiros contatos com o mundo mercadológico e também pôde conhecer o universo🌌 das startups.

Leia também: Quem faz Inovação no Amazonas - Expedito Belmont

“Foi por meio de um evento que conheci um dos sócios da Onisafra e na época sugeri uma proposta que envolvesse o setor que eu tinha mais domínio, que era o agro. E, em 2019, criamos a empresa”.

Atualmente, a Onisafra se destaca como uma startup que abrange diversos setores que vão do marketplace, serviços corporativos e no segmento de distribuição e comercialização de alimentos 🥗 no estado.

Conheça Macaulay Souza, co-fundador da startup Onisafra - Foto: Arquivo Pessoal
Conheça Macaulay Souza, co-fundador da startup Onisafra - Foto: Arquivo Pessoal
“Participamos de vários processos de aceleração e agências de fomento,  como a AMAZ, uma das principais investidoras de startups da região Amazônica, junto ao Grupo Rede Amazônica, e também do Fórum Econômico Mundial. Sempre fomos uma empresa atrativa para investidores"💰, destaca Macaulay.

Ele contou, ainda, como passou a ser mais reconhecido no mundo dos negócios de impactos, uma consequência de muita dedicação e amor pelo que faz.

"O reconhecimento veio através da revista GreenBiz, no qual ficamos entre os 30 líderes do mundo que desenvolvem negócios sustentáveis♻️. Isso foi resultado de um bom trabalho”.

O que motiva Macaulay em inovar na Amazônia é melhorar os índices relacionados às pessoas👪 que moram na região, criando soluções que possam estimular, fomentar e facilitar a vida desse povo. 

“Aqui na região, por conta dos incentivos relacionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação, acaba atraindo capital humano intelectual. Também pelo número de investimentos que fortalecem o mercado local e a geração de negócios📈”, finaliza.

 

Texto: Eduardo Gomes