Quem Faz Inovação no Amazonas - Olinda Marinho

15/02/2024 Paulo Rodrigo

“É por meio da inovação 💡 que conseguimos vencer a concorrência e atingir melhores resultados”. É assim que Olinda Marinho, uma figura proeminente no cenário de inovação e empreendedorismo do Amazonas, destaca parte de sua trajetória.

Com uma trajetória em diferentes áreas, Olinda é reconhecida como Professora Mestre e Comendadora Cruz do Mérito da Amazônia em Inovação e Empreendedorismo. Sua atuação abrange desde o comércio exterior até a tecnologia, destacando-se como CEO na startup Innatus Hub.

Desde criança, observando a mãe trabalhar na própria produção e gestão de salgados e quitutes 🍰, entendeu que a inovação nos modos de trabalhos faz a diferença. Mas o primeiro contato da CEO com a tecnologia aconteceu em uma linha de produção na Dismac-AM, uma indústria de calculadoras 🧮, máquinas registradoras do antigo Distrito Industrial de Manaus durante a década de 1980.

“Eu ficava muito curiosa com as tecnologias que precisavam ser embarcadas”, diz a CEO.

Na década de 1990, foi contratada pela Netlinx, uma empresa indiana, para trabalhar de forma remota e montou um time internacional com indianos para gerir diretamente do Brasil as ações com os programadores e desenvolvedores da plataforma.

“Tudo feito à distância 🛜. Nunca conheci pessoalmente meu time com quem trabalhei por 18 anos.”

E para Olinda, os times que foram construídos são umas das suas maiores conquistas, pois até hoje mantém negócios muito importantes para elas. Além disso, ver o empreendedorismo do Estado crescer 📊 também é motivo de orgulho. 

“Ver os empreendedores do Amazonas operando, tracionando e escalando com suas startups e com seus negócios é uma grande conquista, é um legado!”, afirma.
Olinda Marinho palestra em evento | Foto: Acervo pessoal
Olinda Marinho palestra em evento | Foto: Acervo pessoal

 

Trabalhar com tecnologia e inovação em Manaus apresenta desafios, principalmente devido à mentalidade das pessoas. Muitas vezes, há uma tendência em focar apenas em tecnologias de alto valor agregado, o que pode não ser adequado para a região. Contudo, Olinda destaca suas conquistas ao liderar equipes 👥 e ao ver empreendedores locais prosperarem com suas startups.

“Por isso, todo o meu time é capacitado em metodologias ágeis e ativas e também temos desenvolvedores e programadores.”

No decorrer da carreira, Olinda enfrentou desafios significativos, como a implementação de programas de qualificação para exportação na região e a mentoria de startups. Apesar das dificuldades, ela destaca o sucesso de diversos projetos e a importância de estimular a inovação e a cooperação

Sua contribuição para o futuro do Amazonas está na exportação de produtos e serviços, impulsionada pela crescente presença de startups na região.

Olinda Marinho em comemoração com colegas de trabalho | Foto: Acervo pessoal
Olinda Marinho em comemoração com colegas de trabalho | Foto: Acervo pessoal

 

Hoje, através do Innatus Hub, Olinda Marinho forma líderes empreendedores em diversas áreas, capacitando jovens para assumirem a liderança em diferentes frentes. Seu trabalho destaca-se especialmente na formação empreendedora de jovens e na promoção de tecnologias como a impressão 3D. 

Olinda acredita no potencial crescente do Amazonas, ressaltando a necessidade de capacitação adequada para alcançar resultados expressivos no cenário global da inovação e tecnologia.

“As startups vieram para colaborar no acesso a mercados internacionais com mais rapidez e de forma assertiva. Porém, fica o alerta: é necessário capacitar de forma adequada na prática para atingir os resultados mensurados e esperados.”

Texto: Paulo Rodrigo