Quem faz Tecnologia no Amazonas – Jucimar Maia

05/12/2022 Rebeca Beatriz

Imerso no mundo dos jogos eletrônicos 🎮 e dos softwares 💻 desde muito cedo, o professor-doutor 👨‍🔬 em Engenharia Elétrica, Jucimar Maia, tem como propósito, conectar cada vez mais pessoas ao cenário da inovação  💡  tecnológica.

Aos 50 anos de idade, ele atua como membro do corpo docente de Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é cientista-chefe 🧑‍🔬 e um dos fundadores do Laboratório 🧪 ⚗️ de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa do local, o  Ludus Lab.

Foi graças à experiência adquirida ao longo de quase 20 anos de carreira dedicados às áreas de tecnologia e inovação, que o cientista amazonense construiu uma ideia fundamental para o desenvolvimento tecnológico da região: investir em inovação no meio acadêmico.

O professor possui vasta experiência na área de inovação tecnológica. Foto: Arquivo Pessoal
O professor possui vasta experiência na área de inovação tecnológica. Foto: Arquivo Pessoal

“A inovação 👨‍🔬 💡 nasce na academia. Então, desde a criação do laboratório, trabalhamos em promover a inovação dentro da universidade. Nosso principal objetivo é formar pessoas 🎓  com o que há de mais moderno, o estado da arte. Nossa rotina consiste em gerenciar projetos com empresas parceiras, e nesses projetos, integrar professores, alunos e técnicos”, disse.

Perspectivas

Ao falar sobre o futuro da tecnologia no Amazonas, Jucimar vislumbra algo positivo. Foto: Arquivo Pessoal
Ao falar sobre o futuro da tecnologia no Amazonas, Jucimar vislumbra algo positivo. Foto: Arquivo Pessoal

Jucimar comenta que todo o trabalho desenvolvido é recompensado, 👏 já que muitos alunos se formam, e com isso, passam a ampliar as oportunidades. 🤝🏻 💼 Para ele, o sentimento é de gratidão, principalmente por vislumbrar um futuro promissor  🔍 🌍 a esses alunos e ao Amazonas.

A maior conquista é a formação de pessoas. Os alunos que formamos são nosso maior resultado. Vê-los bem formados, trabalhando em empresas como Google, Microsoft, Ubisoft, entre outras, é motivo de muito orgulho”.

Implantar o desenvolvimento de jogos eletrônicos 🎮👩🏻‍💻 em Manaus como uma área profissional e científica é um dos objetivos do professor, que avalia 🧐 de forma positiva esse mercado. O professor destacou ações desenvolvidas, mostrando que os primeiros passos 👣  já foram dados.

“Dentre os projetos, poderia destacar o de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Ele ainda apresenta desafios, pois é preciso conscientizar as pessoas que é rentável. É o maior mercado mundial de entretenimento (US$ 200 bilhões). Maior do que o cinema. Hoje temos um projeto de P&D em parceria com a TECTOY. É uma empresa visionária”, comentou.

Jucimar Maia dedicou anos de sua vida à área de tecnologia. Foto: Divulgação UEA
Jucimar Maia dedicou anos de sua vida à área de tecnologia. Foto: Divulgação UEA

Experiências

Jucimar Maia da Silva Junior é Engenheiro de Software ✔️ formado pela Universidade Federal do Amazonas em 1995. Em 2003, concluiu o Mestrado 🧑🏻‍🔬 em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 2013, finalizou o Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco. 

De 2005 a 2007 foi Subsecretário Municipal de Ciência e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Manaus. Ingressou 👍 em 2008 na Universidade do Estado do Amazonas. Em 2014 criou o LUDUS, Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa.

Foi coordenador do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, além de coordenador e criador do curso de Bacharelado 📚  em Sistemas 👩🏻‍💻 de Informação da UEA.

Suas áreas de interesse são Empreendedorismo Digital, Jogos Eletrônicos, Engenharia de Software e Linguagens de Programação.

Texto: Rebeca Beatriz