Quem faz Economia Verde no Amazonas – Felipe Lavareda
20/01/2023 Sara Araújo
Satisfação define a trajetória👩🌾 profissional do técnico em aquicultura🐟 e especialista em cadastro ambiental e georreferenciamento de imóveis, Felipe Lavareda.
O ex-servidor🧑💼 público possui uma carreira voltada a serviços de consultoria💼 neste segmento, no qual também atua como sócio-proprietário da Piracema Consultoria. 🧑💼
A rotina consiste em um trabalho de👩🌾 campo visitando as propriedade de produtores do Estado. Outra parte administra um trabalho mais👨💻 técnico, de casa mesmo ou em órgãos públicos acompanhando🔄 os processos dos clientes.
No início da carreira, em 2015, Felipe participou de um projeto de implantação de psicultura🐟 em Presidente Figueiredo, município onde trabalhou na Secretaria de Estado da Produção 👨🌾Rural, Sepror, e fez um📝 licenciamento ambiental dessa atividade. Ele conta que foi um trabalho importante que despertou 💡o interesse na área e viu a oportunidade 📊de mercado.
"Graças a Deus, nessa área consegui minha estabilidade🧑💼 profissional. Pedi pra sair da Sepror para focar na Piracema e essa atuação no mercado só tem📈 aumentado. Temos vários parceiros que têm✅️ contribuído nesse serviço", explica.
Na ocasião, o dono de uma propriedade exercia uma atividade de forma irregular 🚫e desmatou 🌳mais do que deveria para produzir. Ele precisou fazer uma compensação de área, um reflorestamento. 🌱
"Ele precisou ser orientado pois não queria perder a 🌿área cultivada e preferiu a compensação. Ele havia degradado a 💧nascente e o trabalho foi em torno dessa recuperação. ✅️Com o tempo os corpos hídricos💧 voltaram à propriedade como era antes de ser desmatado. Ele teve mais disponibilidade de água para a criação dele", lembra.
Para Felipe, foi um caso que ficou marcado pois♻️ respeitar o meio ambiente é importante para o 👨🌾produtor e para a humanidade. A partir desse trabalho, a produção melhorou em todos os sentidos. Não havia👨🏫 conhecimento por parte do produtor e hoje ele continua em plena📈 atividade produzindo mais na mesma área. Para Felipe, um ramo de muitos os desafios. 💪🏻
"Falta orientação📃 e que o próprio Estado instrua como esse produtor pode explorar 🔍seu terreno. O tempo para obter as licença 📝fundiária e ambiental causa muito impacto no meio ambiente e no financeiros das famílias pois o produtor precisa produzir e “não pode” esperar pela burocracia já que essa é a fonte de renda dele. Aí, infelizmente, ele acaba fazendo tudo de forma 🚫irregular. Quando chegamos pra orientar a atividade já está funcionando fora da legislação. Esse é o nosso desafio". 💪🏻
Felipe explica que uma das maiores satisfações de seu ofício está justamente ao entregar ao produtor uma licença 📝para que ele possa trabalhar dentro da lei, ou quando viabiliza um financiamento que pode melhorar a🌱🐟 criação deste cliente. Para ele, é tudo muito gratificante.
"É muito bom ajudar essas pessoas que vivem do que🌱 produzem. São pessoas que tentam se ✅️regularizar e serem alcançados por políticas públicas. É gratificante ver isso acontecer, ter o retorno do agricultor e ver ele dizer o que melhorou. Quando o seu trabalho colabora e faz a diferença 💰para uma família é muito bom".
E claro, o desenvolvimento de projetos onde pessoas trabalham,🪙 geram renda, ganham seu 💰dinheiro e investem em alimento, são importantes para a sociedade e região como um todo, pois fazem a economia girar. As💫 tecnologias também fazem parte desse crescimento local.
"Isso tem feito com que a gente evolua. O trabalho da Embrapa no desenvolvimento da💫 tecnologia de produção de peixes 🐟em cativeiro, por exemplo, tem sido intensivo. É um avanço, tento em vista que a nossa legislação só permite📃 que o proprietário use 20% da área 🌳do imóvel".
Em outras palavras, o produtor acaba não necessitando🌳 desmatar mais, pois consegue produzir bastante ♻️na mesma área, intensificando a criação. Felipe afirma que com os incentivos do poder público isso deve evoluir📈 mais, já que os recursos são importantes para que aquele produtor que tenha condições de investir 💰consiga fazer seu trabalho.
"As tecnologias💫 estão aí, o que tentamos e precisamos é que ela seja ainda mais acessível. O foco é fazer com que haja produção com responsabilidade, acessibilidade ✅️e com o mínimo impacto ♻️ambiental possível".
Meio ambiente♻️ preservado, cliente legalizado e produzindo. Um 👨🌾trabalho que não para e que tem alcançado a 📊região metropolitana e outros três municípios. Felipe Lavareda na♻️🪙 Economia Verde do Amazonas.
Leia Também: Pirarucu da Amazônia ganha fama pelo país a fora