Quem Faz Inovação no Amazonas - Daniel Goettenauer
28/09/2023 Paulo Rodrigo
“Causar impacto e contribuir com a mudança de realidade das pessoas”. É assim que Daniel Goettenauer, 41, de São Gabriel da Cachoeira, especialista de Inovação no Manaus Tech Hub, define suas motivações na área da tecnologia em Manaus.
A inovação na capital amazonense tem grandes nomes por trás de grandes ideias 💡, e Daniel é um deles. Formado em Desenvolvimento de Software (IFAM), Análise de Sistemas (ULBRA) e Publicidade (IFAM), atualmente trabalha na construção de programas e planejamento de projetos 🖥️ na área de inovação, além de participar da execução dessas ideias.
“Inovação foi um processo bem natural e consequência do meu envolvimento com tecnologia e em paralelo com o avanço dos estudos, quando fiz o MBA na Fundação Getúlio Vargas foi possível visualizar melhor o potencial da área.”, ressalta.
Porém, voltando um pouco no tempo, é possível observar que a história de Daniel com a tecnologia não começou na faculdade. Segundo ele, o primeiro contato que teve com a tecnologia foi aos 12 anos quando comprou o primeiro computador 🖱️, um Pentium 100 comprado já na capital amazonense.
Desde então, começou a trajetória de Daniel no ramo da tecnologia. Durante a década de 2010, esteve envolvido na criação de startups como Dona Know, que permite que o usuário acesse a agenda de festas em Manaus, e da Teewa, que facilitava a busca por produtos no comércio local de uma cidade ou região.
No Amazonas, o ecossistema da tecnologia e inovação está em constante expansão e Daniel define ser um espaço desafiador, mas com grandes objetivos pela frente 📈.
“Somos um estado com características próprias e que ainda não foram exploradas em sua totalidade. Formar pessoas e criar novos negócios deve ser o foco e deve constar em planejamento de políticas publicas”, define.
A rotina de Daniel no Manaus Tech Hub - um espaço que tem por objetivo promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia, com inovação aberta e oportunidade de novos projetos, conectando empresas do polo industrial, governo e empreendedores - faz uso constante do conhecimento de gerenciamento de projetos e conhecimento de legislação de inovação e P&DI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).
“Os programas executados pelo Manaus Tech Hub geram um impacto grande no estado, à medida que eles favorecem o surgimento de novos negócios e a geração de riqueza local”, explica.
Ele conta que é sempre um desafio trabalhar com tecnologia e inovação em Manaus, não por causa da localidade, mas pelo fato de ser um segmento com evoluções rápidas e constantes.
Porém, seu maior desafio na vida foi ter montado um jornal impresso no interior do Amazonas no inícios dos anos 2000 com apenas 17 anos. 📰
Texto: Paulo Rodrigo