Quem Faz Inovação no Amazonas - Davi Albuquerque

27/10/2023 Paulo Rodrigo

“Sem dúvidas, tudo o que tive oportunidade de ouvir, ver e conhecer foi fundamental para que eu tivesse coragem de me desenvolver e me reconhecer como empreendedor”, é o que diz Davi Albuquerque, 24, CEO da Rehearsal, startup focada em desenvolver produtos tecnológicos para ajudar as pessoas a desenvolverem suas capacidades de comunicação e oratória.

O primeiro contato de Davi com a tecnologia foi na antiga Fundação Nokia de Ensino (FNE), onde iniciou o ensino médio técnico na área de tecnologia em 2015. Logo depois, em 2020, teve a oportunidade de começar uma jornada como bolsista de pesquisa e desenvolvimento no Samsung Ocean, onde aprendeu com o professor Daniel Ferreira Jr. sobre nova economia.

Exposição da Rehearsal na Rio Innovation Week | Foto: Acervo pessoal
Exposição da Rehearsal na Rio Innovation Week | Foto: Acervo pessoal

 

Desde então, começou a se dedicar a aprender mais sobre autonomia, gerenciamento pessoal e empreendedorismo na área da inovação. “Nunca imaginei trabalhar com tecnologia, mesmo sendo apaixonado pela área. Minha cabeça sempre foi formatada para atender a demanda do mercado de trabalho tradicional”, conta.

“Trabalhar com tecnologia é um desafio em qualquer parte do mundo”. Davi fala que não gosta de pensar na tecnologia como um fim e sim como um meio para solucionar problemas

“Muitos empreendedores se afundam por acreditar que na tecnologia possuem todas as respostas para os problemas da humanidade, contudo, o mais indicado é focar no problema a ser solucionado em si, entendê-lo bem, e a partir disso pensar em tecnologias que possam suprir essa necessidade e não o contrário.”

A startup Rehearsal

Equipe da Rehearsal no Samsung Ocean | Foto: Acervo pessoal
Equipe da Rehearsal no Samsung Ocean | Foto: Acervo pessoal

 

Davi está cursando, atualmente, Digital Product Leadership pela TERA e Comunicação Social em Jornalismo pela UFAM, que são duas áreas muito presentes na Rehearsal, startup onde ele é CEO.

A Rehearsal é uma startup focada em desenvolver produtos tecnológicos para ajudar as pessoas a desenvolverem suas capacidades de comunicação e oratória. A ideia é oferecer capacitação individual, em grupo, corporativa, entre outras, com o foco de empoderar o cliente nas habilidades necessárias para se comunicar bem, de acordo com o CEO.

Equipamentos de inteligência artificial usados na capacitação das pessoas | Foto: Acervo pessoal
Equipamentos de inteligência artificial usados na capacitação das pessoas | Foto: Acervo pessoal

 

O foco do trabalho de Davi na Rehearsal é na gestão de times, direções e investimentos nas pessoas para que a startup alcance ainda mais resultados. “Atualmente estamos voltados para a área de educação, redirecionado para o mercado corporativo”, conta Davi sobre a equipe.

Leia também: Brinquedos que foram considerados verdadeiras inovações tecnológicas

Davi enxerga o Amazonas como um potencial muito aberto para um futuro promissor no desenvolvimento da inovação, pois existem características fundamentais para o crescimento, como recursos, pessoas e força de vontade, além da grande concentração de startups e fomento em relação aos outros estados da região Norte.

“É necessária a união e o fortalecimento do ecossistema como um só, onde todos buscam o desenvolvimento do estado como um sendo uma peça única para o sucesso no geral”, ressalta o CEO.
Sessão de capacitação em oratória da Rehearsal com o CEO | Foto: Acervo pessoal
Sessão de capacitação em oratória da Rehearsal com o CEO | Foto: Acervo pessoal

 

Um dos cases de sucesso na carreira de Davi, segundo ele, foi assumir a assessoria de comunicação da quarta edição da Feira do Polo Digital de Manaus, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da região Norte. Ele esteve na coordenação do evento e liderou todo o time de comunicação para que a Feira fosse um sucesso.

Davi conta que, para lidar com os desafios da carreira que todo empreendedor enfrenta na trajetória, se segurou na fé e acreditou que todo o potencial dele é abastecido por Deus. “Ele deu as oportunidades que eu precisava para aprender e fazer o que deveria ser feito”.

Texto: Paulo Rodrigo