Rios Amazônicos na mira das Mudanças Climáticas

13/02/2023 Eduardo Gomes

Todos os dias os nossos rios amazônicos nos presenteiam com sua beleza✨ e segredos, mas ainda não sabemos se eles sofrem alguma influência das mudanças climáticas que atingem todo o planeta. 

É aí que entra a pesquisa da cientista Giovana Anceski Bataglion, da Ufam, que nos alerta sobre o papel dos rios🌅 nesse contexto das mudanças climáticas e em como eles podem ser afetados na sua composição química🧪, temperatura🌡️ e na concentração de CO2 (Dióxido de carbono).

“Essa é a parte principal da pesquisa. Nos ambientes aquáticos🐠, podem ocorrer estoque e emissão de carbono, a depender das suas condições físico-químicas e dinâmica. Por isso, os corpos aquáticos representam um importante componente no balanço global de carbono”, explica Giovanna”.

Leia também: Vamos meninas, mulheres! Elas fazem inovação, tecnologia e economia verde

De gota a gota💧

As amostras são analisadas em salas climáticas com diferentes condições de temperatura e CO2. Foto: Arquivo Pessoal
As amostras são analisadas em salas climáticas com diferentes condições de temperatura e CO2. Foto: Arquivo Pessoal

Tudo começou com a coleta de águas dos rios Negro, em Manaus; Solimões, em Itacoatiara; e Tapajós, em Santarém (PA). Em seguida, essas amostras são analisadas em salas climáticas🌤️ com diferentes condições de temperaturas e CO2, seguindo as orientações do IPCC (sigla em inglês para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

Após um período, são feitos experimentos nessas amostras para detectar a sua composição química⚗️ por meio de técnicas cromatográficas (técnica de separação de sólidos) e espectrometria de massas (técnica para detectar moléculas).

A pesquisadora destaca que as mudanças climáticas já são uma realidade, e que a sua pesquisa ajudará a população a compreender os impactos socioambientais que afetará toda a sociedade, principalmente nas populações de menor renda, comunidades ribeirinhas e povos indígenas.

“Essas análises são fundamentais e importantes para o entendimento dos efeitos do aumento de temperatura e concentração de CO2 nos diferentes compartimentos ambientais. Dados científicos sobre mudanças climáticas na Amazônia são especialmente relevantes devido à importância desse bioma na regulação do clima🌩️ em outras regiões”, ressalta.

Estudo premiado🏆

O estudo ganhou o Prêmio L’oréal para Mulheres na Ciência. Foto: Arquivo Pessoal
O estudo ganhou o Prêmio L’oréal para Mulheres na Ciência. Foto: Arquivo Pessoal

O estudo ganhou o Prêmio L’oréal para Mulheres na Ciência, uma iniciativa que valoriza a atuação e a conquista por mais espaço da mulher cientista🧑‍🔬 no meio científico. 

“A premiação resulta em visibilidade para as pesquisadoras e, com isso, a interação com outros pesquisadores e no desenvolvimento de novas parcerias e projetos. Essa é a primeira vez que o prêmio na categoria Ciências Químicas vem para o Amazonas. Por isso, estou muito feliz em dar visibilidade para a pesquisa no nosso Estado”.

 

Texto: Eduardo Gomes