Robótica em periferias e comunidades indígenas
14/11/2022
O primeiro contato com a tecnologia a gente nunca esquece. 💻🌐 Principalmente quando antes de acontecer, esse contato é uma realidade distante. 😵💫
Mesmo com as muitas especialidades que o meio tecnológico oferece, 📲🔎nem todos têm a oportunidade de fazer um curso e ter um diferencial no mercado de trabalho.
Foi a partir desse pensamento que o empresário Éder Nobre, formado em Análise de Sistemas no Centro Universitário Nilton Lins, teve a ideia de fundar a Startup Nobre Academia de Robótica, 🤖 escola de inovação tecnológica, com o intuito de proporcionar a crianças e adolescentes o primeiro contato com o mundo tecnológico.
“Fui morador da periferia de Manaus por muitos anos, e presenciei inúmeras crianças e adolescentes com grande potencial e inteligência, que só precisavam de uma oportunidade para fazer a diferença em suas comunidades”, afirma o empresário.
Leia também: O que é robótica?
Mais do que ensinar apenas tecnologia e inovação, 👨🏻💻 💡 a startup tem o intuito de ampliar o horizonte 🌄🔍 de oportunidades dos jovens.
“Mostramos a eles que existe um mundo tecnológico que pode mudar todo o universo onde vivem. Não queremos apenas ensinar tecnologia, mas sim proporcionar conhecimento para os menos favorecidos terem as mesmas oportunidades de crescimento que crianças e adolescentes da classe média”.
Em uma ocasião, a Nobre Academia convidou alunos indígenas da etnia Baré, e os alunos da escola Antônia Medeiros para participarem de uma aula gratuita. 📚👓
A Academia foi buscá-los na beira do rio, ⛵ próximo à Ponta Negra, para serem imersos no mundo da tecnologia.
“Imaginem os nossos povos indígenas pilotando drones, mapeando a floresta pelo alto, informando onde tem queimadas, desmatamento e exploração sem ter contato com os agressores da natureza, eles se tornariam guardiões da floresta amazônica pelo ar, será formidável”, finaliza o empresário.
De modo geral, os cursos são voltados aos jovens da periferia dos grandes centros urbanos, comunidades ribeirinhas 🛶 e povos 🏹 indígenas. Entre os cursos, estão:
1. Robótica educacional
Os professores ensinam sobre arduíno, que é a plataforma que te ajuda com projetos de eletrônica e programação. 🔧 A ideia é que você tenha algo barato e funcional, ou seja, que possa instalar coisas de verdade.
Outro tema ensinado é sobre o Micro:bit, que é uma placa que você pode construir 🗜️ tudo que já faz com o arduíno, 🦿 porém essa plaquinha tem alguns botões, leds e sensores 💡 que podemos acender ou apagar de acordo com a programação.
2. Robótica Industrial
É ensinado sobre Robô R3 da Universal Robots, que é um robô industrial 🤖👩🏽🏭 colaborativo ultraleve e compacto, ideal para aplicações de mesa; em parceria com o grupo Jav, especializado na distribuição de produtos para automação industrial, materiais elétricos 🔌 e afins.
3. Programação em Php e Banco de Dados
O Hypertext Preprocessor (abreviatura de Php) é voltado para o desenvolvimento de aplicações para a web e para criar sites, 👩🏻💻 enquanto que o banco de dados se trata da coleção de informações, e que normalmente são armazenadas eletronicamente em um sistema de computador.
4. Imersão no Metaverso
O Metaverso 👓 se trata de um ambiente virtual onde você pode interagir, 👯 conversar com pessoas e até mesmo fazer compras. 🛍️
5. Pilotagem de drones
O aluno tem a possibilidade de aprender a manusear o aparelho e aplicar técnicas específicas para filmar 🎥 tudo certinho. Nessa área, é possível trabalhar com vigilância, proteger um campus universitário ou área rural, e até mesmo filmar shows 🎬 e eventos em geral.