Saimiri: a trilha tecnológica do Ifam

23/03/2023 Eduardo Gomes

Conhecer lugares novos pode nos proporcionar boas experiências. Unir isso à tecnologia e educação 📚 é melhor ainda! O Instituto Federal do Amazonas - (Ifam) criou uma trilha ecológica🍃 unindo pesquisa, tecnologia e a preservação do meio ambiente. 

Chamada de Saimiri, a trilha conta com 600m e, ao longo do seu trajeto, nos apresenta oito QR Codes com informações 🗣 ️ sobre a localidade. 

Leia também: Tapa buraco! Aplicativo fiscaliza ruas esburacadas de Manaus

A bióloga, professora do Ifam e coordenadora do projeto, Ana Lúcia Machado, relata que observava a trilha desde 2014 e via naquela região um grande potencial para a educação dos seus alunos. 

Ao longo do seu trajeto, a trilha disponibiliza oito QR Codes com informações sobre a localidade. Foto: Junior Matos
Ao longo do seu trajeto, a trilha disponibiliza oito QR Codes com informações sobre a localidade. Foto: Junior Matos

“Já trabalhava nessa área com projetos de PIBIC🔬 (Programa de Iniciação Científica) e análise de água🚰, visto que cada vez mais essa localidade vem sofrendo pressão por estar em uma área urbana. Ajustamos o projeto da trilha com os alunos de pós-graduação e utilizamos a tecnologia para facilitar o entendimento das pessoas quando visitarem a área”, destaca.  

Através da trilha, os alunos podem chegar até a nascente do Igarapé🏞️ da Vovó, que faz parte da bacia hidrográfica do Educandos. Por enquanto, a trilha ainda é restrita somente para os estudantes do Ifam.

Futuramente “a ideia é abrir para o público externo, escolas, parceiros e fábricas do Distrito Industrial”, como ressalta a professora. 

 

Texto: Eduardo Gomes