‘Selva!’ Tecnologia monitora queimadas e poluição do ar na Amazônia🌳
20/11/2022 Eduardo Gomes
Uma plataforma capaz de monitorar 📡 a qualidade do ar💨 que respiramos e as queimadas na Região Amazônica é uma das novas tecnologias🔬 usadas na missão de salvar o presente e o futuro do planeta. 🌎
Desenvolvida nos laboratórios da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), a ferramenta “Selva” (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), utiliza sensores que capturam e analisam partículas de ar🌬️, além do monitoramento de regiões com indícios de queimadas.
Todos esses dados são disponibilizados em tempo real na internet 💻 e poderão ser consultados a qualquer momento, e em qualquer lugar. 🔍
O físico e doutor em Meteorologia, Rodrigo Ferreira, é professor da Escola Superior de Tecnologia- EST/UEA e também um dos idealizadores da plataforma. Ele explicou como atuam os sensores da “Selva”.
“A ideia é instalar sensores de qualidade do ar de baixo custo em lugares abertos, onde as pessoas vão para praticar atividades físicas ou para lazer. A plataforma será capaz de informar as condições de qualidade do ar, para que as pessoas possam decidir qual o melhor momento para fazer uma caminhada🚶ou andar de bicicleta🚴, por exemplo”, explicou.
Leia também: Prometeu nada❌️ e entregou ✅️tudo: Starlink🛰 em escolas no interior do Amazonas
Projeto EduCAIR e a educação ambiental nas escolas📚🌳
A plataforma também visa a educação🧑🏫 ambiental nas escolas por meio do projeto EduCAIR (Programa de Educação Ambiental sobre Poluição do Ar), no qual os próprios estudantes🧑🎓 serão capazes de monitorar a qualidade do ar sozinhos.
Os alunos serão estimulados a “colocar a mão na massa”, e, através do monitoramento da qualidade do ar nas escolas, poderão projetar ações contra a poluição.
A plataforma "Selva" está disponibilizada on-line pelo endereço www.appselva.com.br . É só realizar o acesso para conferir o monitoramento da qualidade do ar e de queimadas.
Texto: Eduardo Gomes