Solução tecnológica no Demo Day!
28/05/2024
Já está encerrando o projeto "Conexão Floresta – Desenvolvimento e aplicação de Novos Negócios ampliando o rol de startups em operação na área de Bioeconomia", uma iniciativa coordenada pelo IDESAM e executada pelo Manaus Tech Hub.
O evento todo e completamente gratuito acontece hoje no Centro de Biotecnologia da Amazônia. O objetivo é apresentar os pitches (apresentação breve e direta da empresa) finais das startups que foram impulsionadas pela iniciativa.
O programa teve como foco o desenvolvimento de uma solução de reconhecimento de madeira por meio de inteligência artificial. Durante o programa, as startups tiveram acesso a serviços de capacitação, treinamento em empreendedorismo e inovação, além de mentorias especializados com profissionais experientes e ferramentas de apoio para transformar ideias inovadoras em soluções de mercado.
Leia Também: Fas sai na frente com trabalhos socioambientais
E olha que interessante! Tudo começou a partir de uma IA de reconhecimento de madeira criada pelo Sidia, chamada Wood ID - Plataforma de Identificação de Madeira. O projeto contou com o Desenvolvimento de uma solução de software baseada em IA, capaz de realizar a identificação botânica de madeira da Amazônia via smartphone, aumentando a confiabilidade de agentes de campo, a partir da análise macroscópica da anatomia de madeira serrada comercializada.
Após isso, foi elaborado o Projeto Conexão Floresta onde o Manaus Tech Hub selecionou duas startups para trazer a aplicação de mercado para essa solução. Uma das aplicações da IA é Chatbot orientado com interface conversacional (WhatsApp e Web) para a identificação botânica de madeira da Floresta Amazônica baseada em Visão Computacional.
Enquanto a outra aplicação é um aplicativo que faz a identificação da espécie botânica da madeira irá informar o nível de qualidade através de algoritmos que identifique as fibras presentes na madeira.
Com informações da Assessoria de Imprensa*