Tanara Lauschner é nomeada subsecretária do Ministério da Ciência e Tecnologia

19/10/2023 Rebeca Beatriz

A professora Tanara Lauschner  assumirá o cargo de subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia da Secretaria-Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19).

Tanara possui vasta experiência na área. Ela é engenheira eletricista, professora universitária e atua também como diretora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam). No currículo da engenheira também consta um mestrado em Ciência da Computação e um doutorado em Informática.

Leia também: Quem faz tecnologia no Amazonas - Tanara Lauschner

Nomeação de Tanara para subsecretária da pasta foi publicada no Diário Oficial da União.
Nomeação de Tanara para subsecretária da pasta foi publicada no Diário Oficial da União.

 

Sempre em busca do desenvolvimento tecnológico na Região Amazônica e inclinada a projetos voltados ao setor de informática, a professora e agora subsecretária Tanara Lauschner se destaca como provedora na formação de pessoas e na vida acadêmica.

Tanara nasceu em São José do Cedro/SC, mas aos 6 anos de idade mudou-se para Maués, interior do Amazonas, onde morou até os 15. Logo, incentivada pelos pais, decidiu cursar o Ensino Médio na antiga Escola Técnica Federal do Amazonas, hoje IFAM. Lá escolheu fazer o curso técnico em eletrônica, no qual se identificou muito e que foi decisivo para seguir carreira na área da computação.

Tanara contou que sempre teve facilidade com matemática. Foto: Divulgação
Tanara contou que sempre teve facilidade com matemática. Foto: Divulgação

 

“Eu sempre tive muita facilidade em estudar matemática e o caminho para tecnologia foi natural a partir desta aptidão. Eu não tive muitas referências na minha juventude, foi mais um conjunto de oportunidades que me levaram a seguir por esta área. Hoje tenho muitas referências, principalmente nos meus colegas do ICOMP/UFAM”, destaca Tanara.