Dedo no play! Jogo gera consciência ambiental

10/01/2024

Pedagogia🧑‍🏫 e tecnologia até rimam de tão bom que soam. Essa dupla sempre arrasa e dessa vez não foi diferente. Na sala de aula, estudantes criaram o ‘Start Ambiental’, game que aborda temas relacionados à poluição, descarte correto do lixo e reciclagem, com o objetivo de promover a conscientização ambiental ♻️no âmbito escolar. 

O jogo 🎮pedagógico foi elaborado com o uso da plataforma GDvelop, por três alunas do 5º ano do Ensino Fundamental, na🏠 Escola Estadual Machado de Assis, bairro Educandos, zona sul de Manaus.

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Quem coordenou a🙇‍♂️ criançada foi o professor André Belo da Silva. Segundo ele, o projeto buscou soluções viáveis para os problemas ambientais presentes no entorno da escola, a partir do uso ilustrativo do🎮 jogo. O tema principal abordado no jogo é o lixo urbano.

“É um jogo de plataforma. Em cada cenário, as heroínas (personagens do jogo) terão que coletar o lixo reciclado e atacar os “zumbis” poluidores. Se as heroínas tocarem nos zumbis elas voltam para fase inicial. O Cenário 1 do jogo é a orla do Amarelinho, o cenário 2 é a praça do bairro Educandos. Já o cenário 3 é a área de refeição da escola e, por fim, o último é a frente da nossa escola”, explicou o professor.

Mas não fica✋🏼 só no jogo, além da prática tem teoria também. Tudo despertou na comunidade escolar o interesse em identificar e combater problemas ambientai♻️s e, com isso, possibilitou, de forma lúdica e interativa,🫱🏻‍🫲🏼 verdadeiros cidadãos!

Da ideia à pratica💡

Professor André da Silva e alunas participantes do projeto de iniciação científica. Foto: Divulgação.
Professor André da Silva e alunas participantes do projeto de iniciação científica. Foto: Divulgação.

O professor🧑‍🏫 explica que a ideia de produzir o projeto, realizado no ano letivo de 2022, surgiu para preencher a lacuna da falta de jogos digitais pedagógicos com temas que envolvem a educação e a conscientização💭 ambiental.

“A abordagem de problemas ambientais por meio da elaboração de um jogo digital também permitiu o desenvolvimento de novas habilidades relacionadas a ferramentas tecnológicas. Nele fizeram parte três bolsistas de iniciação científica e tecnológica júnior, que produziram fotos, vídeos e anotações das tarefas executadas”.

Um💥 boom no imaginário dos pequenos que futuramente podem se tornar verdadeiros cientistas da tecnologia. A educação como sempre plantando para depois colher!

 

Com informações da Assessoria de Imprensa*