Dia Internacional da Mulher: As divas que inspiram tecnologia no Amazonas!
08/03/2024 Sara Araújo
No dia Internacional da Mulher, o Siatualize traz diferentes destaques 📌de cientistas👩🔬 que fazem tecnologia no Amazonas, claro, da melhor qualidade! Elas mandam ver quando o assunto é inovar e cumprem papel de excelência no Estado. Confere aí!
Maíra Mendes
Maira Mendes dos Santos Marques é Psicóloga clínica, docente, coach e pesquisadora. A também empresária👩💼 possui especialização em psicopatologia clínica, doutorado em saúde coletiva, com sanduíche na Universidade de Melbourne / Austrália.
A pesquisadora possui mestrado em saúde com ênfase em tecnologia e coordena um projeto idealizado em aplicativo que monitora a saúde de idosos. Pelo celular📱, os idosos com obesidade serão acompanhados por profissionais de saúde, como nutricionistas e preparadores físicos. A ideia é utilizar os dados do Sistema Único de Saúde (SUS) como base para fazer esse acompanhamento.
Andreza Mourão
A acessibilidade do Estado tem a contribuição da Doutora em Ciência da Computação👩💻 e Mestre em Engenharia Elétrica na área de Sistemas Digitais (USP-EPUSP), Andreza Mourão. A também professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolveu o App Midoaa, voltado para pessoas com deficiência auditiva. 🦻
Leia Também: Vamos meninas, mulheres! Elas fazem inovação, tecnologia e economia verde
Uma tese de doutorado📄 que na prática dá suporte aos 👩🏫alunos, com um personagem que narra o conteúdo da tela em Libras, a Lingua brasileira de sinais. Inicialmente os testes foram feitos com estudantes dos cursos 👩💻 de computação.
Andreza possui vasta experiência em Gestão de pessoas, processos e unidade(Diretora CESIT/UEA); Coordenação de projetos e programas institucionais no âmbito nacional e internacional; Coordenadora do Projeto P&D - GAIT convênio UEA/SAMSUNG; Coordenadora do Projeto P&DI Impacto 4.0 - convênio UEA/JABIL; dentre outros.
Itanna Oliveira
Falta folha para descrever a bióloga Itanna Oliveira Fernandes, Entomóloga🙋♀️ pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Itanna também é professora e possui grande experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nas áreas de Taxonomia.
No Inpa, a cientista coordena alguns projetos, dentre eles, o Moldando o futuro: utilização de realidade 🔍aumentada em atrações de museus e Ilhadas, porém aladas: dinâmica de dispersão das formigas no Arquipélago de Anavilhanas.
Quem visita a Casa da Ciência, pode através do aplicativo ‘InsetAR’, avaliar insetos e outros e artrópodes🔎 nos mínimos detalhes. A tecnologia de primeira oferece representações autênticas ✅️e detalhadas dos animais, permitindo que os visitantes interajam com eles como se estivessem em seu habitat natural.
Elas arrasam!💪🏻 Assim como muitas outras cientistas do Amazonas, fazem tecnologia e inovam na saúde, educação, ciência, dentre outras áreas, afinal lugar da 💁🏻♀️mulher é onde ela quiser!