Laboratório itinerante leva tecnologia para escolas de Ensino Médio, em Manaus
04/04/2024 Paulo Rodrigo
Já pensou em levar para dentro das escolas de Ensino Médio um laboratório itinerante completamente equipado com tudo o que há de mais moderno na tecnologia 🧑💻? É o que a Universidade do Estado do Amazonas, através da Academia Stem, está fazendo! O laboratório itinerante 🚛 tem o objetivo de aproximar os alunos do Ensino Médio para os cursos de graduação STEM (Ciência 🔬, Tecnologia 🧑🏽💻, Engenharia 🔢 e Matemática 🧮, em inglês) para a UEA. O espaço conta com a metodologia do ‘aprender fazendo, mão na massa’, como explica o professor Whasgthon Almeida.
“Queremos que ele não apenas se insira, mas que pegue a prática e se influencie a conhecer a universidade e fazer com que o estudante do Ensino Médio adentre nos cursos de graduação disponíveis”, explica o professor.
Essa ação de aproximação faz parte de um dos pilares do projeto Academia Stem, o Atração. Ainda de acordo com o professor, depois do início das atividades da Academia Stem, o número de retenção e evasão de alunos na UEA diminuiu significativamente. Os estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Marcantonio Vilaça I, localizada no bairro Cidade Nova, receberam o laboratório itinerante para fazer cursos específicos de tecnologia.
Dentro do laboratório tem de tudo 🧑🏽💻! O local dispõe de tablets, computadores e equipamentos que permitem aos estudantes realizar atividades de aprendizagem na tecnologia por meio da robótica 🤖, programação, eletrônica e até impressão 3D.
Mais conhecimento com o laboratório itinerante
Para a professora Marilize Damasceno, o projeto é uma excelente iniciativa, pois incentiva os alunos do Ensino Médio a procurar 🔎 mais sobre o nível superior em tecnologia e estimula o conhecimento técnico na área da exata.
“Os alunos do Ensino Médio costumam achar que a universidade é algo inalcançável e esse tipo de projeto mostra pra eles que é sim, algo palpável. Dá a visão de que eles podem fazer parte, podem estar dentro”, analisa a professora.
A estudante Giovana Elizabeth, do 3º ano do Marcantonio Vilaça I, acredita que o laboratório itinerante tem a capacidade de transmitir qualquer ensinamento tecnológico por meio das ferramentas 🪛 disponíveis ao longo das aulas.
“Eu achei muito bom, porque além de disseminar o conhecimento, ainda tem os equipamentos, como a impressora 3D que vamos utilizar aqui no laboratório”, explica.
LEIA TAMBÉM: Escolas de ensino médio se preparam para o Amazon Stem Adventures 2024!
Outro objetivo principal do laboratório itinerante é fortalecer a presença das escolas de Ensino Médio no Amazon Stem Academy, cuja edição de 2024 acontecerá no começo de abril, conforme falamos no SiAtualize. A edição deste ano visa solucionar questões relacionadas à sustentabilidade para indústria 4.0 e inovação.
E se você é aluno, professor ou faz parte da gestão de alguma escola pública, pode pedir para que o laboratório itinerante 🚛 da UEA dê uma passadinha por aí! Para entrar em contato com a gestão dos laboratórios, é só entrar no site da Academia Stem que lá tem tudo explicadinho. Não perca essa oportunidade de aproximar a tecnologia aos alunos!
Texto: Paulo Rodrigo