Polo Digital de Manaus: vitrine de empresas, institutos e startups de tecnologia

10/10/2022 Cath Senna

Um local de reunião de todos os protagonistas do meio tecnológico de Manaus. Assim se imaginou um espaço de compartilhamento de ideias e iniciativas na área da tecnologia e surgiu a Associação do Polo Digital de Manaus (APDM). 🗣️​

Tendo como presidente do Conselho a engenheira industrial elétrica, Vânia Thaumaturgo, o Polo é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), fruto da fundação do Instituto Eldorado, do Instituto Cesar, Softex e Valyup.

"Detectamos que, ao longo dos anos, esse ecossistema foi se formando organicamente, de uma forma espontânea, porém sem integração e sem governança🤯​. Surgiu, então, a ideia de integrar os atores do ecossistema para trabalhar de forma mais unida e colaborativa”, declarou Vânia.

 

 

Funções do Polo​

No entanto, a APDM não é apenas um meio para todos trabalharem de forma colaborativa. A função do Polo vai muito além disso, tornando-se mais interessante quando nos aprofundamos mais no assunto. ​🆒​

Leia também: Quem faz tecnologia no Amazonas? Vânia Thaumaturgo Capela

“Temos como objetivo ser o ente representativo de classe, representando empresas de bens de informática💻​, institutos públicos e privados, fundações e startups, com objetivo de discutir políticas públicas, propor estratégias de avanço e trabalhar com entes governamentais nesse sentido, além de promover encontros e eventos para fomentação de negócios”, comentou.

O polo funciona como uma espécie de vitrine onde essas empresas, startups, empresários e empreendedores possam mostrar seus trabalhos e deixar a tecnologia e a inovação 👩🏻‍💻​📳​ no Amazonas cada vez mais em evidência.

É na busca de inspiração e na tentativa de trazer incentivos que o Polo Digital 🤖​ mostra seu diferencial com planejamento 📅​ e união dos atores do ramo, para assim, avançar ⏩​ e ser algo viável, economicamente, para o Amazonas.

Polo digital ajuda a mostrar potencial tecnológico e inovador do Amazonas. Foto: Redes Sociais/Divulgação
Polo digital ajuda a mostrar potencial tecnológico e inovador do Amazonas. Foto: Redes Sociais/Divulgação
“Todo ecossistema precisa de um planejamento estratégico, de metas e de um trabalho colaborativo e o Polo Digital é o ente que faz esse trabalho. Ele também incentiva os outros estados a estabelecerem seus próprios polos para que a região siga avançando na tecnologia da informação e comunicação”, acrescenta Vânia.

Thaumaturgo explica ainda que o Polo Digital de Manaus visa estabelecer um ambiente de segurança jurídica para os investidores, 🔐​💰​ ampliar a educação e capacitação de profissionais para economia digital, acompanhar a implementação da infraestrutura de internet no interior do Estado.

“Temos missões grandes como ainda fortalecer as startups e desenvolver novas também, fazendo com que o empreendedorismo se desenvolva gerando mais empregos e renda, além de integrar os atores do ecossistema para um trabalho mais colaborativo”, declarou.

Texto: Cath Senna