Projeto elétricos com inovação: Conheça a Ocalev
28/03/2024 Sara Araújo
Para quem trabalha com a elaboração de projetos 🔌elétricos na engenharia, soluções práticas são necessárias por diversos motivos, dentre eles os 🕰prazos!
Pensando na desburocratização 🔄dos processos, a Ocalev criou uma plataforma web chamada Woca Elétrica, que facilita a elaboração de projetos elétricos e otimiza a execução de 📈orçamentos e obras.
A Startup paraense está sendo👼 incubada no Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal do Pará (PIEBT-UFPA). Devido ao comprometimento com projetos e serviços de caráter inovador, a Startup alcançou o🏅 primeiro lugar no edital 1/2015 de seleção do PIEBT/UFPA.
O cofundador e CEO da Ocalev, Ramon Villar, que toca o negócio com o sócio 🙍♂️Renan Santos, conta que o diferencial do trabalho é a simplicidade na solução💡 que desenvolvem para o cliente.
“Ser simples não é fácil, exige domínio da área, sensibilidade com o cliente. As empresas geralmente exigem cursos, vendem treinamentos com interface e aprendizados complicados. Nós tentamos enxugar essa complexidade. Isso exige técnicas de P&D, pesquisa com técnicas novas e desenvolvimento da programação. Temos um pós venda muito bom. Muito rápido para fazer o projeto e para aprender a usar”.
Leia Também: Quem faz Inovação no Amazonas - Cristina Monte
No ano passado, a startup foi a vencedora do Desafio Sebrae Like a Boss, na🏆 categoria ‘Mercado Doméstico’. Segundo Ramon, um apogeu da empresa para aquele momento. O produto, segundo ele, podia ser técnico e nichado, mas provaram ser✅️ inovador.
“Conseguimos mostrar como estamos levando soluções de infraestrutura como nenhuma outra startup faz. Foi emocionante, uma sensação de batalha vencida. Uma espécie de serenidade e confiança de que podemos continuar enfrentando desafios. Abriu muitas portas”, lembra.
O desafio de💡 inovar sempre acompanha o nortista, que é perfeitamente capaz de inovar em impacto global. De acordo com Ramon, às vezes falta ambição e investimento, mas é preciso entender que apesar de tudo isso é💪🏻 possível.
“Apesar do isolamento, conseguimos expandir para o nordeste, sul e sudeste, apesar de sermos do norte. A mentalidade precisa ser como as startups de Israel, um País minúsculo, mas que desenvolve soluções para o mundo. É necessário escalar e no digital isso é possível.