Quem faz Tecnologia no Amazonas – Cynthia Rangel
12/05/2023 Sara Araújo
Elas são únicas! Neste domingo as mamães estão de parabéns e são destaque na função que exercem. A Product Owner(profisisonal que define funcionalidades de produto), Cynthia Calil Rangel, é desenvolvedora no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e tem dividido a rotina de mãe com a tecnologia.
“Trabalho com projetos da Manufatura Avançada da Indústria 4.0. Minha rotina é em meio à metodologia e frameworks ágeis, sprints, organização, comunicação, reuniões com clientes, visitas na indústria”.
Ufa! As mães conseguem tudo mesmo. Ela também é Presidente no Comitê Angatu do Programa de Responsabilidade Social do INDT, composto de 18 membros colaboradores, cuja missão é disseminar o conhecimento tecnológico na região.
Atualmente, em regime de trabalho híbrido, Cynthia consegue manter maior contato com a família, que também foi responsável por influenciar na carreira cientista da computação.
“Nunca fui amante da Matemática, porém meu pai Wilson Rangel, me obrigou a fazer diversos cursos livres do básico da Informática, Manutenção e Programação. E o que era uma obrigação passou a ser uma paixão! Hoje tenho flexibilidade no trabalho e posso estar mais perto de quem amo incondicionalmente que é minha mãe Cátia, meus filhos (Alexandra, Calebe e Matheus) e pets (Panda e Mel)”.
Cynthia acredita que o Estado tem crescido muito com a fomentação tecnológica, principalmente com a Indústria 4.0 e a transformação digital. Para ela, a tecnologia é importante, mas as pessoas são ainda mais. Por isso, ela escolheu a Ciência da Computação com o foco na educação e social, pois acredita que há uma missão.
“É uma ferramenta de melhorias para o ser humano. Por 12 anos contribuí com a fomentação da tecnologia por meio da inclusão sócio digital de muitos jovens em vulnerabilidade. Um exemplo foi quando colaborei para o plantio da ‘sementinha sociodigital’.
Entre os maiores desafios da vida e da tecnologia, claro, está o ofício de ser mãe. E com um baita exemplo desses, a carreira de Alexandra, Calebe e Matheus não poderia seguir um rumo diferente.
“Ser mãe é o que mais me motiva, porém o que mais me desafia é ser mulher em meio a tecnologia. Minha filha Alexandra Beatriz pretende cursar engenheira de materiais; Calebe quer ser cientista e é apaixonado pelo universo. O Matheus Kauã é desenhista e ama brinquedos tipo transformers como um engenheiro de mecatrônica”.
Para as mamães trabalhadoras, ela manda a mensagem:
“Não se acovarde! Lembre -se que o nosso limitador é nossa mente. Mãe, deixe aflorar suas "softs skills", faça parte "UP de vida" venha para esse encantador mundo tecnológico. Aqui é o seu lugar!”.
Leia Também: Quem faz Economia Verde no Amazonas - Elizabeth Gusmão Affonso