Quem faz Tecnologia no Amazonas - Leandro Escobar

14/07/2023 Sara Araújo

“Tudo pode acontecer e nada de mesmice”. Assim é a vida de quem trabalha com tecnologia e inovação, segundo Leandro Escobar, mestre em Tecnologia da Informação. Atualmente, ele desenvolve soluções com uso de Big Data e Inteligência Artificial no INDT e leciona IA em cursos de graduação e de especialização, nesse último caso, vários pelo Brasil. 

 

Ele é de Novo Hamburgo, RS, mas faz tecnologia aqui no Amazonas. Para ele, não há um dia igual ao outro, todo dia é um novo desafio. Uma IA que não aprende, um sistema inteligente que não roda como previsto. 

 

“Trabalhar com dados e com IA é um misto de desafios, muito estudo, muitos experimentos e, claro, muita satisfação quando conseguimos “criar” um sistema que use a IA para funcionar", afirma Escobar.

 

A tecnologia surgiu para ele com o apoio da família e influência de amigos. Foram passos importantes para a formação de Leandro. Depois que começou, garante que não teve dúvidas que o Desenvolvimento de Software é a vida profissional dele.

 

“Quando eu era adolescente, o pai de um amigo meu programava em Basic (coisa bem antiga, heim!) e eu resolvi “aprender a fazer aquilo”. Peguei um livro de Fortran (mais antigo ainda!) e fui estudar num PC de um laboratório da Escola Técnica de Santa Catarina. Em 1994 eu estava desempregado e minha família me ajudou a fazer um curso de programação, a escola me contratou para cuidar dos laboratórios e investiu em mais cursos. Logo me convidaram para lecionar programação, e claro, foi bom demais! Mudou minha vida!”, lembra.

 

Fazer tecnologia em Manaus de início foi um desafio, já que os problemas dos projetos são complexos e sempre, sem exceção, requerem soluções novas. Embora já estivesse acostumado a estudar e pesquisar, vê mais exigência no mercado local. A cultura também o atraiu.

Leandro considera o conhecimento local sobre tecnologia super avançado. Os colegas de trabalho têm formações e experiências que o impressionam. Foto: Arquivo Pessoal.
Leandro considera o conhecimento local sobre tecnologia super avançado. Os colegas de trabalho têm formações e experiências que o impressionam. Foto: Arquivo Pessoal.

 

O mestrado foi uma grande conquista, pois à época o filho enfrentou dupla vitória contra um câncer. Desde então, muitas outras conquistas surgiram. Muitos projetos surgiram nos anos de atuação na área, que se expandiu na capital.

 

“Todo projeto de IA busca melhorar o trabalho das pessoas, dando mais velocidade e precisão. Então, eu acho que temos contribuído para a competitividade da região. Eu vejo prevalência dos sistemas inteligentes (IAs) e muita tecnologia aplicada à economia verde, gestão de emissões e um forte avanço em materiais ecoamigáveis”.

Leandro diz gostar de desafios e encarar aquilo que muitos consideram difícil. Foto: Arquivo pessoal.
Leandro diz gostar de desafios e encarar aquilo que muitos consideram difícil. Foto: Arquivo pessoal.

Diferente de muitos ele aprecia o contato com pessoas diferentes dele, conflitos, negociação, correção de erros. Essas coisas que podem parecer “ruins”, mas para ele, são o contrário. Quer mais! 

 

“As coisas novas me motivam. Essa tensão que surge naquele momento em que você diz: Nossa! Eu nunca vi isso! Daí, trabalhar com inovação e IA encaixa perfeitamente nessa 'montanha russa'. É uma delícia".

 

Ele faz tecnologia no Amazonas e difícil mesmo vai ter que um dia parar. Com amor e superação, Tecnologia e inovação por Leandro Escobar!

Leia Também: Quem faz tecnologia no Amazonas - Sérgio Abreu