Realidade Estendida: Entre o mundo real e virtual
19/07/2023 Eduardo Gomes
A tecnologia não para e está sempre evoluindo. 🚀 No que se refere às realidades virtuais, essa tendência só cresce. Agora, a mistura de várias “realidades” proporcionou a criação de uma mais completa, interativa e imersiva: a Realidade Estendida.
Segundo o professor e doutor em Ciências da Computação, José Pio, do Icomp da Ufam, essa nova tecnologia é a junção de várias outras.
“A Realidade Estendida (RE) abrange um conjunto de tecnologias que se entrelaçam com a realidade virtual e a realidade aumentada, criando um ambiente híbrido e imersivo. Essas tecnologias têm o poder de transformar as experiências, permitindo simulações e sensações com objetos virtuais”.
Tudo junto e misturado ao mesmo tempo
A realidade virtual (RV) é destacada como uma poderosa ferramenta de imersão, utilizando dispositivos como os populares óculos de realidade virtual, 👓 ou headsets. Nas escolas,🏫 por exemplo, essa tecnologia tem sido empregada no ensino de disciplinas como Física e Geografia, 🌎 em projeções virtuais, proporcionando experiências educacionais envolventes.
Leia também: Gêmeo Digital na Indústria 4.0
No entanto, o objetivo da realidade aumentada (RA) é projetar objetos virtuais no mundo real. Aplicativos em celulares, 📱 como o jogo Pokemon GO, fizeram a realidade aumentada ser conhecida no mundo todo. Essa tecnologia também pode ser utilizada em vários setores, desde jogos interativos até guias de turismo e manuais de instruções.
Por outro lado, a verdadeira inovação acontece quando a realidade virtual se mescla com a realidade aumentada, formando uma Realidade Mista (RM).
“Essa combinação permite a interação com objetos virtuais dentro de um ambiente virtual, mantendo a presença e a identidade do usuário do mundo real. É a fusão de dois mundos em um único”, destaca José Pio.
Na indústria têxtil, por exemplo, a RM possibilita a visualização de roupas👚 virtualmente antes de sua produção física. Na medicina,🧑⚕️ os médicos podem realizar cirurgias usando os ‘headsets’, aprimorando as técnicas e analisando os riscos. Até mesmo nos esportes de luta,🤼 a Realidade Mista (RM) permite simulações e treinamentos mais realistas.
[embed]https://giphy.com/gifs/hyperrpg-dance-vr-xUA7bfZQ7X9be0WWL6[/embed]
Texto: Eduardo Gomes