Saúde do Amazonas tem 100% de adesão ao SUS Digital!
02/05/2024 Paulo Rodrigo
A tecnologia, quando usufruída por todos, traz benefícios incríveis à população. É o caso do Amazonas que ganhou destaque pelo Ministério da Saúde 🩺 pela adesão de 100% dos municípios amazonenses ao Programa SUS Digital!
O programa tem como objetivo ampliar o acesso dos brasileiros à saúde, por meio da inovação digital e do cuidado humanizado. Outro foco do programa é o atendimento especializado à distância 💻, que abrange áreas como telessaúde, teleassistência, telediagnóstico, entre outros.
A secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, explica que os recursos disponíveis à população têm melhorado o acesso à saúde, como o aplicativo Meu SUS Digital.
“Por meio do app, todo cidadão terá em suas mãos o seu prontuário e informações de saúde, facilitando o acesso aos dados das consultas realizadas nas unidades de todo Amazonas”, ressalta.
É o caso do universitário manauara Vinicius Guilherme, 24, que recentemente começou a usar o aplicativo Meu SUS Digital 📲 para acompanhar a solicitação de um procedimento médico. O universitário conta que o acesso às informações pelo aplicativo dispensou locomoções para unidades de saúde.
“Um dos maiores benefícios da tecnologia é o fato de o aplicativo me informar quando estão marcados os meus exames 🕘 e quando são as consultas. Além disso, não tenho que esperar em fila e ocupar o tempo dos profissionais que estão na unidade de saúde 🏥. Acredito que isso desafoga um pouco o trabalho deles”, analisa.
O aplicativo 📱, inclusive, está disponível para Android e iOS e pode ser baixado por meio das respectivas lojas de aplicativos dos dispositivos disponíveis.
Com a adesão de 100% dos municípios amazonenses ao Programa SUS Digital, o Amazonas está apto a receber a primeira parcela dos recursos destinados pelo Governo Federal para apoiar na elaboração 📈 do diagnóstico situacional da rede e da maturidade digital. São os primeiros passos para a implantação do programa.
A implementação do SUS Digital ocorrerá em três fases: planejamento, implementação das ações de transformação para a saúde digital e avaliação. E o Amazonas segue líder na execução, pois a primeira etapa já está sendo feita.
Recursos para adaptação da tecnologia
Nesta primeira etapa, em todo o Brasil, serão destinados R$ 232 milhões aos entes federados que aderirem ao programa e servirá para apoiar as primeiras ações do planejamento.
*Com informações da assessoria
Texto: Paulo Rodrigo