Saúde manauara com selo tecnologia de qualidade

28/02/2024

Viva o SUS! Teve tecnologia premiada com ✅️selo de qualidade no Prêmio Transformação Digital na Saúde 2023, em Brasília (DF). E ela é da saúde pública de Manaus! Na prática, é utilizada para o acompanhamento e gestão da tuberculose na rede básica. Outra tecnologia agraciada foi o painel de atenção à🤰 gestante “Glenda” que foi um dos finalistas e recebeu Menção Honrosa.

Nada como boas tecnologias para o bom andamento da 👨‍⚕️saúde do município. Toda essa honraria ocorreu dentro da programação da 6ª Feira de Soluções para a Saúde, na capital federal. Na disputa, ainda outras 54 soluções💡 digitais de todas as regiões do país concorriam via videoconferência.

Estas tecnologias foram📊 desenvolvidas por técnicos da Diretoria de Inteligência de Dados (DID), em conjunto com equipes do Núcleo de Controle da 🦠Tuberculose, no caso do iTB, e do Distrito de Saúde (Disa) Sul, no do Glenda.

Sistemas representam avanços na tecnologia e em tratamentos. Foto: Divulgação/ Semsa.
Sistemas representam avanços na tecnologia e em tratamentos. Foto: Divulgação/ Semsa.

 

A premiação é motivo de felicidade para a 👩‍💼diretora de Inteligência de Dados da Semsa, Sanay Pedrosa e para os técnicos envolvidos, confirmando a atuação das equipes na💡 inovação da saúde.

“O reconhecimento em um evento como esse mostra que estamos alcançando nossos objetivos, de oferecer para a Semsa instrumentos que possibilitem tomadas de decisões mais assertivas e uma gestão mais eficiente. Estamos muito felizes”, afirma a gestora.

Leia Também: Conheça 5 tecnologias sustentáveis promissoras

Não é um simples 🖥sistema, viu?! De acordo com o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose, Alexandre Bruce, o sistema pode não só contribuir para a melhoria dos indicadores da tuberculose, como propiciar avanços no💪🏻 enfrentamento da doença na capital.

“Temos a expectativa de que o iTB, por meio do monitoramento dos casos, trará resultado positivo no desafio de diminuir os índices de abandono do tratamento da tuberculose, o que contribuirá para a quebra da cadeia de transmissão da doença no município”

Uso das ferramentas⚒️

Funcionária frente ao computador utilizando sistema premiado. Foto: Divulgação/ Semsa.
Funcionária frente ao computador utilizando sistema premiado. Foto: Divulgação/ Semsa.

 

É pelo iTB que as equipes de saúde que fazem o monitoramento de casos e de seus contatos recebem 🚨alertas, indicando, por exemplo, a necessidade de realização de exames ou o atraso nas consultas de acompanhamento. O sistema oferta ainda recursos voltados à gestão da saúde, como painéis e📊 estatísticas com georreferenciamento.

Já o Glenda possibilita o🏃‍♂️ acesso rápido a informações de saúde das gestantes por médicos, 👨‍⚕️enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

A gente fica só felicidade e na 💪🏻torcida por mais ferramentas eficientes não só na saúde, mas na 👩‍🏫educação, transporte e todo o conjunto que faz Manaus crescer!