Tecnologia e sustentabilidade em foco: Amazon On 2025 acontece em Manaus com entrada gratuita

11/07/2025

Evento reunirá especialistas, empresas, investidores e comunidades para debater soluções tecnológicas para os desafios da Amazônia

Em 2025, Manaus será palco de um dos maiores encontros sobre inovação e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Com entrada gratuita, a segunda edição do Amazon On Connectivity & Sustainability ocorrerá, nos dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, zona Centro-Sul da cidade. O evento reunirá empresas multinacionais, investidores, pesquisadores, ONGs, autoridades públicas e instituições internacionais em torno de um objetivo comum: construir soluções tecnológicas para os desafios ambientais e sociais da região.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário disponível no site oficial do Amazon On. As vagas são limitadas.

Idealizado pela MMoreira Consulting, com apoio de instituições como Anatel, Aneel, Abinee, Rede Amazônica e Governo do Amazonas, o Amazon On 2025 aposta na tecnologia como força propulsora para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“Nosso foco é movimentar um ecossistema cada vez mais comprometido com soluções digitais sustentáveis para a região”, afirma o coordenador do evento, Moisés Moreira. “Queremos gerar conexões reais entre empresas, investidores, centros de pesquisa, ONGs e comunidades tradicionais”, completou.

Painéis com temas estratégicos

A programação deste ano do Amazon On será dividida em oito painéis durante os dois dias do evento. Os temas abordados vão desde energias renováveis até o papel do setor digital frente à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém (PA), em novembro.

No primeiro dia (20/08), o evento abre com o painel “Energias Renováveis: Uma Nova Era de Fontes Alternativas”, seguido por debates sobre o impacto da inteligência artificial (IA) nas mudanças climáticas em outro painel antes da apresentação de projetos locais com potencial global no terceiro painel, “Da Amazônia para o Mundo 1: Experiências Locais em Conectividade e Sustentabilidade Influenciando o Planeta”.

No segundo e último dia (21/08) do Amazon On, a programação se aprofunda nas interseções entre tecnologia, meio ambiente e cooperação internacional. O painel “A tecnologia no Monitoramento e no Enfrentamento das Mudanças Climáticas” destaca o uso de inovações digitais para aumentar a resiliência ambiental. Já o painel “O Financiamento da Transição Digital Verde” discute modelos bem-sucedidos de financiamento para a transição digital sustentável.

Outro destaque é o painel “COP30: Como o Setor Digital Pode Ser Afetado – Avanços e Oportunidades”, que explicará ao público como a economia digital pode contribuir com as metas globais de enfrentamento da crise climática.

Conexão com experiências locais

Dois painéis, intitulados “Da Amazônia para o Mundo” (1 e 2), terão como foco nos dias do evento a apresentação de experiências replicáveis e escaláveis desenvolvidas por comunidades locais. As iniciativas demonstram como a conectividade e a tecnologia já vêm sendo aplicadas na região da Amazônia para promover desenvolvimento com respeito à diversidade socioambiental.

“É um espaço para construir pontes. A Amazônia precisa de soluções que respeitem sua diversidade e, ao mesmo tempo, projetem a região para o futuro”, reforçou Moreira.

Networking, exposições e cooperação internacional

Além dos painéis, o Amazon On 2025 contará com estandes de exposição tecnológica, espaços para networking, reuniões bilaterais e a presença de lideranças indígenas e representantes de comunidades tradicionais. A programação também inclui debates sobre o papel da cooperação internacional para acelerar a transição verde em territórios de floresta tropical.

A primeira edição do Amazon On, realizada em setembro de 2024, reuniu lideranças do setor público e privado, organizações da sociedade civil e representantes internacionais. A expectativa para este ano é de um público de cerca de 500 participantes por dia, com uma estrutura ainda mais voltada ao estímulo de parcerias e ao desenvolvimento de projetos colaborativos.

Fotos: Divulgação/Amazon On