Tipos de banda larga, escolha bem e não passe raiva!

23/10/2022 Sara Araújo

Atualmente, variedade no mercado de conexão à internet 📶 é o que não falta. Mas nem todo mundo sabe a diferença ente os tipos de banda larga. Mas é importante saber distinguir os serviços que possuem características próprias com vantagens e desvantagens. 😱

Desde a internet discada, 📲 antes dor de cabeça por ser lenta, instável e restrita apenas a linha telefônica 📞 com uma conta cara no fim do mês, surgiram muitas opções.

A linha Digital (DSL) foi a primeira, e embora parecida com a discada pelo uso de um telefone, permite que o usuário navegue ao passo que usa o aparelho, pois tem um roteador específico. 🔊

 

A Internet via rádio representa 7% dos acessos à Internet no Brasil (Imagem: Reprodução internet)
A Internet via rádio representa 7% dos acessos à Internet no Brasil (Imagem: Reprodução internet)

 

O especialista em telecomunicações formado pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Glauco Aguiar, explica outras facilidades que surgiram desde então, como a Internet via rádio 📟, satélite,  móvel,  via cabo e fibra óptica,  que atualmente possui a melhor qualidade no mercado.

“3g, 4g, 5g estamos falando de internet móvel🤳 fornecidas pelas operadoras de celular e que você vai usar no seu celular, tablet,💻 etc. Essa é uma conexão de acesso sem fio que depende de um bom sinal de celular”.

Ainda segundo ele, essa tecnologia tem dados restringidos pelas companhias celulares e por isso podem ter um custo elevado, dependendo do plano usado.

Existem lugares onde nem 3G nem fibra ótica podem chegar, e aí,  a opção ficou com a Internet via rádio 📟que não necessita de cabos, pois o sinal vem de antenas 📡instaladas em topos de edifícios.

“Barreiras físicas podem afetar esse sinal que ficam comprometidos em dia de chuva.🌧 Foi uma opção durante muito tempo”, lembra Glauco.

A Internet via satélite🛰 também é para os fortes. Muito comum em lugares remotos onde não há uma base de distribuição de sinal próxima.📡

“Não é um serviço barato e a velocidade é baixa, necessitando de uma antena potente para receber e permitir uma conexão”.
O sinal via satélite supre a necessidade em locais onde não é possível a instalação de cabos e regiões remotas Foto: Reprodução/Internet
O sinal via satélite supre a necessidade em locais onde não é possível a instalação de cabos e regiões remotas Foto: Reprodução/Internet

A mais comum de todas fica a cargo da internet a cabo. Ela pode fornecer uma boa velocidade de conexão embora o desempenho dependa da quantidade de assinantes que acessam o terminal.👥️️

Dependendo do plano, ela pode falhar se em carga máxima e até perder o sinal.📵

“Foi muito popular por ser acessível, mas agora com serviços de fibra caiu mais esse serviço”.

Por último e uma das principais, a fica óptica. A queridinha da banda larga é capaz de atingir gigabytes em segundos ✅️. Ela é considerada elite também. Esse tipo de conexão é imune a interferências eletromagnéticas.

 

A Fibra Óptica possui o melhor desempenho do mercado com maior custo-benefício e alta percorrer (Foto: Reprodução Internet)
A Fibra Óptica possui o melhor desempenho do mercado com maior custo-benefício e alta percorrer (Foto: Reprodução Internet)
  As mais comuns são o FTTH (Fiber To The Home, ou “fibra para o lar”) e o FTTC (Fiber To The Curb, ou “fibra para o poste”). O primeiro conversor fica na casa do assinante e o segundo a fibra chega até um switcher no poste. É a melhor opção no mercado”.

Agora ficou fácil 🤳escolher uma banda larga. Não é coisa de outro mundo,🌍 mas um mercado com tantas opções pode ser uma benção ou uma maldição se você não se atentar. 

Leia também: Starlink: Desvendando a 'internet de Elon Musk'