Turbinando os estudos! Aplicativos para aprender outro idioma

17/10/2022 Eduardo Gomes

Apostilas e CD’s 💿​📒​ nas aulas de idiomas ficaram para trás! É que estamos vivendo a melhor fase da tecnologia, 💻​ e com isso, professores usam e abusam das atuais ferramentas de ensino, que estão a um clique 🖱️​ de distância.

Sites💻, aplicativos de celular📱, videoaulas, todos esses recursos estão disponíveis na hora de aprender uma ou várias línguas estrangeiras. É a tecnologia proporcionando diversas experiências e expandindo as oportunidades de aprendizagem.

Além de sites e aplicativos, é possível também trabalhar o ensino de idiomas por meio das chamadas de vídeo, algo que se tornou muito comum durante a pandemia da Covid-19, inclusive em aulas on-line, com destaque para as aulas de conversação e pronúncia. 

É uma facilidade para os estudantes🧑‍🎓 que possuem um tempo curto para os estudos ou dificuldades no deslocamento até as escolas.

 

O professor de idiomas, Nathan Simões contou como os apps têm ajudado nas aulas. Foto: Wesley Andrade
O professor de idiomas, Nathan Simões contou como os apps têm ajudado nas aulas. Foto: Wesley Andrade

 

O empreendedor e professor de inglês, Nathan Simões, conta que além das aulas presenciais, é comum utilizar o aplicativo “Zoom” (disponível gratuitamente on-line e pelo celular) em suas aulas virtuais.

“As aulas on-line são essenciais em qualquer plano de ensino. Por meio do “Zoom” tento criar no aluno o sentimento de pertencimento e também uma interação imediata, fazendo com que aprenda mais rápido o conteúdo”, ressalta Natan. 

Nathan leciona pela New Fluent, e utiliza o espaço da Hub Venture, em Manaus, uma empresa de inovação e tecnologia que busca acelerar empreendimentos de alto impacto.

Leia também: Starlink 🛰desvendando a ‘internet de Elon Musk’

Segundo o jornalista e professor de inglês, João Luiz Onety, tudo isso veio para facilitar o cotidiano.

“Atualmente é impensável ensinar idiomas sem a tecnologia. Elas são facilitadoras e ajudam a aproximar mais o professor e o aluno de uma realidade que eles não podem vivenciar naquele momento. Essas ferramentas auxiliam as atividades conforme a necessidade dos alunos”, explica João.

Leia também: Quem faz Tecnologia no Amazonas? Glauco Aguiar

A era digital aprimorou sites e aplicativos, e ensinou novos métodos de aprendizagem. Veja algumas ferramentas tecnológicas para aprender outro idioma:

 

Aplicativos para dar uma turbinada no aprendizado de uma nova língua. Foto: Reprodução/Internet
Aplicativos para dar uma turbinada no aprendizado de uma nova língua. Foto: Reprodução/Internet

 

  1. FunEasyLearn: Disponível para Android e IOS, o aplicativo auxilia a aprendizagem do aluno por meio de jogos interativos em diversas línguas (62 no total).
  2.   Quizlet: Existe a versão para ser usada no computador💻 e no celular📱 (Android e IOS). O aplicativo trabalha com cartões para a memorização e jogos entre os participantes.
  3.   Duolingo: Essa aqui é a plataforma mais famosa para aprender línguas. Por meio de elementos lúdicos, o usuário se diverte aprendendo. Também está disponível para Android e IOS.
  4.   Dicionários on-line: É possível realizar a consulta online pelos sites oficiais ou baixar no celular os dicionários oficiais de Cambridge (inglês), Real Academia Espanhola (espanhol) e o Larousse (francês).

 

Texto: Eduardo Gomes