Videogame não é só brincadeira! Profissões no mundo dos jogos se tornam tendência 🎮​

15/10/2022

Desde a simplicidade dos jogos no Atari (videogame popular na década de 70)  🕹️​🎮​ até as grandes histórias e narrativas que podem ser jogadas em consoles, computadores e celulares, ​💻​📱 o mercado de games cresce e fideliza jogadores que veem nesse segmento uma ótima oportunidade profissional. 💸​💰

Por isso, os candidatos que buscam vagas 💻​ em setores ligados à produção e desenvolvimento de jogos ou tornar a jogatina diária a sua atividade profissional se destacam ao participar de cursos e iniciativas de especialização sobre o mercado atual na área dos e-sports.

Programação e mercado de trabalho 

Para quem prefere seguir carreira profissional no desenvolvimento de jogos, 👩‍💻​🙋​ a boa notícia é que o mercado nessa área abrange inúmeras possibilidades de participação. Segundo o  líder técnico de uma empresa desenvolvedora de jogos mobile, Jason Antônio, os nichos de atuação são diversos.

“Na área de programação, por exemplo, você pode atuar na parte que desenvolve as mecânicas dos jogos em si, identificar bugs e problemas no código. Na arte existem os animadores, modeladores e tech artists, que unem a arte com a programação do jogo”, contextualiza.

A demanda por profissionais 🔍​📱​ capacitados é alta, mas além dos conhecimentos específicos, as desenvolvedoras buscam preencher essas vagas com candidatos que saibam lidar com as “soft skills”, que são habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano.

 

Mercado de games tem alta no Brasil e no mundo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Mercado de games tem alta no Brasil e no mundo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

E-Sports

De acordo com o presidente da Federação Amazonense de E-Sports, Léo Andrade, a repercussão dos jogos eletrônicos 🕹️​🎰​ incentiva a participação de jogadores mais jovens em busca de reconhecimento em níveis local e nacional. Ele destaca o período de isolamento social provocado pela pandemia nos últimos dois anos como principal mote para o engajamento desses atletas.

“Tivemos mais de 48 times inscritos em um campeonato que fizemos. A repercussão foi tanta que a desenvolvedora do jogo criou um evento similar. Nós tivemos um impacto social muito grande e atingimos a grande massa da juventude que mora na periferia para que pudesse mostrar seu talento”, afirma.  

Webinar discute segmento dos games

Evento on-line discute o mercado de games. Foto: Reprodução/Internet
Evento on-line discute o mercado de games. Foto: Reprodução/Internet

Para apresentar o panorama dos jogos eletrônicos 🎮 e as oportunidades de mercado disponíveis, o ITT (INDT Tech Training), unidade de negócios de educação tecnológica do INDT - Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, realiza  nesta terça-feira (18), o webinar “do Joystick ao Teclado”.

Com enfoque nas áreas de jogos, mercado e desenvolvimento, a transmissão on-line conta com a participação dos especialistas Jason Antônio e Léo Andrade. O início da transmissão será às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelolink no Sympla.

Leia também: Jogando o jogo: Games amazonenses no player mundial

A diretora-executiva do ITT, Vanessa Milon explicou que o evento é voltado a profissionais, estudantes e fãs de tecnologia de todas as idades. Durante o encontro, os participantes poderão conhecer o relato de trabalho dos convidados, ter acesso a informações e dicas sobre o cenário atual, além de sanar dúvidas sobre assuntos relacionados a área gamer.

“Assim como em qualquer profissão, o desafio do aprendizado e as dificuldades são grandes, mas é perfeitamente possível aprender a programar e crescer nessa carreira, que pode ter alcance internacional. É um mercado grande e sem previsão de retração”, afirma.

Serviço:

O quê: Webinar “Do Joystick ao Teclado” – Games: jogos, mercado e desenvolvimento

Onde: Youtube; inscrições (https://bityli.com/dbaueSU)

Quando: 18h – 19h30 (horário de Manaus)

Quanto: gratuito