Tecnologias Sustentáveis e sua função no Mundo
18/12/2023 Sara Araújo
É fato! O🌎 mundo é movido por tecnologias, mas estas belezinhas nem sempre contribuem para um mundo melhor de forma ecologicamente correta. Daí a importância das chamadas Tecnologias ♻️Sustentáveis.
Tecnologia sustentável é o tipo de 💡inovação que promove o desenvolvimento econômico e social, sempre considerando os recursos naturais. O objetivo de soluções desse tipo é reduzir ou prevenir riscos ambientais e ecológicos com a sua utilização e criar produtos sustentáveis com o emprego de recursos tecnológicos úteis para a ✅️otimização de processos e atividades.
Sim, promover 📈desenvolvimento econômico, sustentável e social é mais do que possível. Um exemplo local desse tipo de negócio é a empresa Descarte Correto, que através de computadores reciclados promove em comunidades da Amazônia inclusão digital,👨🏽🏫 educação ambiental e economia circular, como explica o CEO da empresa, Alessandro Dinelli.
“Hoje isso já é tendência. É cada vez mais obrigatório e há mais de 11 anos a gente vem trabalhando nesse sentido. É desafiador e gratificante levar o desenvolvimento tecnológico e oportunidades para comunidades através da sustentabilidade”, afirma.
Ao infinito e além
Este modelo está 🔄transformando negócios em todo o mundo. Ele incentiva novas formas de pensar o crescimento e o desenvolvimento empresarial, ambiental e social. Afinal, se o🌎 mundo dos negócios pede socorro, a natureza mais ainda.
Leia Também: O que é Indústria 4.0 e como ela está presente no cotidiano?
A ideia é preservar as possibilidades de um futuro rico para as 👧🏿🧑🏻novas gerações, que devem continuar a alimentar esse ciclo de sustentabilidade. A superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Amazônia Sustentável, Valcléia Solidade, conta que os benefícios vão ao📈 infinito e além.
“Ter práticas sustentáveis impacta positivamente no resultado final de qualquer negócio. Os colaboradores se sentem motivados, fazem seu trabalho valer a pena e transformam o mundo com essas tecnologias”.