Vai um cafézinho aí? Conheça um café robusta produzido na Amazônia e entenda o sucesso

12/03/2024 Paulo Rodrigo

Vai um cafezinho aí? Os produtos da Amazônia sempre têm um diferencial e o Café Apuí Agroflorestal é um deles, pois é o primeiro café agroflorestal produzido de forma sustentável, executado pelo Idesam e a Amazônia Agroflorestal. 

A história do Café Apuí Agroflorestal começa em 1981, quando dezenas de produtores rurais de base familiar se mudaram para Apuí, cidade localizada no interior do Amazonas, para produzir café. Porém, por conta da queda nos preços, das diferenças climáticas 🌦️ e do solo, a produção do café entrou em declínio e deu lugar para outras atividades como a pecuária 🐂.

LEIA TAMBÉM: Biscoitos de frutos amazônicos: uma delícia nutritiva e sustentável!

Devido ao desmatamento da região 🌲, o Idesam começou a trabalhar no lugar com a expectativa de juntar forças aos produtores para criar meios produtivos mais sustentáveis

Com pesquisas e percepções das famílias residentes no Apuí, analisaram que os pés de café abandonados no local estavam crescendo à sombra de outras árvores e tinham uma produtividade 📊 maior do que aquelas que estavam sendo cultivadas de forma tradicional.

Amazônia
Equipe fazendo o manejo da plantação de café | Foto: Café Apuí

E assim, surge o Café Apuí Agroflorestal. São 115 famílias beneficiadas ao longo da cadeia de produção e 159 hectares de áreas reflorestadas que estavam degradadas.

“Neste momento, temos mais 75 hectares que estão sendo reflorestados 🌲, no meio do processo do plantio. Além disso, temos muitas pessoas que estão sendo beneficiadas pela cadeia de produção”, explica a CEO da Amazônia Agroflorestal, Sarah Sampaio.

Só de imaginar o sabor desse café ☕ já vem aquele cheirinho memorável, não é mesmo? Bom, o Café Apuí Agroflorestal vem da espécie Robusta, que tem origem na África, no Congo, na Guiné e, claro, no Brasil.

A CEO conta que, apesar do produto amazônico ter uma qualidade essencial, trabalhar na Amazônia requer desafios.

“Para trabalhar na Amazônia, é preciso ser criativo e inovador 💡 o tempo todo. A gente tem que se reinventar a cada dia. É bem desafiador”, conta.

É possível adquirir esse café especial através do site oficial do Café Apuí Agroflorestal e pelo Mercado Livre, pois eles têm uma lojinha acessível por lá.

Texto: Paulo Rodrigo