Cidades inteligentes: foco na sustentabilidade e inovação!
19/10/2023 Paulo Rodrigo
Você já ouviu falar no termo “cidade inteligente”? São cidades que fazem uso da tecnologia e inovação para desenvolver a cidade com foco na sustentabilidade e participação do cidadão como um dos principais fatores para o crescimento.
As principais características de uma cidade inteligente são a conectividade da população, alinhada à preocupação de desenvolver a qualidade de vida dos habitantes usando tecnologias, inovações e, principalmente, recursos sustentáveis para solucionar problemas encontrados no cotidiano urbano..
Para que essas metas sejam alcançadas, é necessário que o Governo invista continuamente em melhorias na infraestrutura da cidade, como, por exemplo, nas telecomunicações.
Uma cidade conectada, com sensores e dispositivos inteligentes implantados em locais estratégicos, são essenciais para garantir melhores serviços à população. Um exemplo desses recursos são os semáforos inteligentes que estão ganhando espaço nas principais vias de Manaus.
As cidades inteligentes trazem muitos benefícios à população, incluindo o aumento na qualidade de vida das pessoas. Essa melhoria impacta diretamente nos serviços públicos que ficam mais eficientes e podem até reduzir custos por conta da otimização dos serviços. Além disso, uma cidade inteligente pode, também, se tornar mais competitiva e atrair novos investimentos e negócios para gerar mais emprego à população.
A implementação das cidades inteligentes enfrenta uma série de desafios, como o alto custo. É importante ressaltar que, apesar de ser um investimento caro, gera benefícios significativos à população, pois é por meio de novas tecnologias e infraestruturas que conseguimos chegar a novos patamares de qualidade de vida.