Fintech: é banco🏦 ou não é🤔?

11/01/2023 Eduardo Gomes

Logo de cara você pode achar que Fintech é um banco, mas não é. As fintechs são startups que utilizam a tecnologia🔬 a seu favor. Essas empresas desenvolvem alguns produtos financeiros 💰 totalmente digitais (no caso essa se torna a maior característica em relação aos bancos tradicionais).

Ao pé da letra, fintech, é a junção de duas palavras: o fin de “finanças” e tech de “tecnologia”, no qual o “ch” é, literalmente, porque o termo é em inglês.

As fintechs buscam sempre a praticidade👍. Por exemplo, se você deseja adquirir somente um cartão💳 de crédito, sem a necessidade de abrir uma conta-corrente, a fintech faz. E o melhor: geralmente o controle de gastos💸 é feito por aplicativos que podem ser acessados diretamente de um celular📱, sem precisar pisar em uma agência bancária ou corretoras. 

É mais uma alternativa para fugir das enormes filas🧑‍🤝‍🧑🧑‍🤝‍🧑 em bancos e do estresse😡 por perder tempo aguardando atendimento💁. 

O especialista em finanças💲 e economista Inaldo Seixas confirma que as fintechs são um “instrumento de democratização e inovação💡”.

“As fintechs são um novo instrumento de relacionamento com o sistema financeiro, mas, também, trazem o aumento de outras startups e negócios que resultam em uma melhor competição com grandes conglomerados que possam, futuramente, baratear as taxas🤑 de juros e serviços ofertados pelas instituições financeiras”.

[embed]https://giphy.com/gifs/teipme-fintech-elsalvador-teip-6ldjSRdZPx5HuPo3TM[/embed]

Leia também: Sem dinheiro no bolso? Não tem problema! Compre com a carteira digital

E as vantagens não param por aí😉

A maioria das fintechs oferecem diversas soluções🤝 financeiras, sem aquela tradicional burocracia. São empresas🏫 intuitivas, que agem diretamente na necessidade do cliente. 

Alguns exemplos que podemos destacar são os serviços sem taxas, seguros🤕, empréstimos, cartões🪪 de crédito sem anuidade ou as famosas contas digitais gratuitas, e muitos outros. 

Em Manaus, temos o exemplo das Lojas Bemol, empresa varejista tradicionalmente conhecida na cidade e parte da região Norte, que inovou com a criação das “Contas Bemol”, onde o cliente tem a oportunidade de adquirir produtos e serviços financeiros de ponta

Em resumo, as fintechs chegaram para revolucionar o mercado financeiro💱, pois oferecem produtos simples e, em alguns casos, até vantajosos😯. Mas, no final, quem ganhará🏁🏃 sempre é o cliente com todas as suas facilidades.

[embed]https://giphy.com/gifs/oval-Wsv1NfAAWo3FWDb0cd[/embed]

Texto: Eduardo Gomes


Tags: Xplica