Gamificação! O mundo corporativo mais divertido e engajado

04/01/2023 Eduardo Gomes

Se a primeira coisa que vem à sua mente 🤔  com a palavra 'gamificação' 🕹️ é algo relacionado ao mundo dos gamers, 🎮  pode-se dizer que até certo ponto, está tudo certo. Mas vai além.

A gamificação 🧩  é uma ferramenta utilizada para aprimorar a dinâmica de um empreendimento, auxiliando na motivação dos funcionários e, também, em alguns casos, na fidelização de clientes.

Mas afinal, o que é Gamificação?🤔

O termo vem do inglês “gamification” e surgiu, justamente, por utilizar técnicas de jogos, sejam eles virtuais ou não, na rotina das empresas, com o intuito de melhorar a performance dos funcionários por meio de desafios e recompensas. 

1, 2, 3 ... START🚗💨

Visando desenvolver novas habilidades entres os empregados, aguçar a curiosidade e o engajamento, determinadas empresas buscam a gamificação como ferramenta para o alcance de metas📈 e, consequentemente, o sucesso em projetos.

“Nos nossos treinamentos utilizamos a gamificação de forma lúdica, para que os colaboradores compreendam melhor o que é ensinado. Deste modo, ficamos sabendo o quanto cada um está absorvendo o conteúdo e a forma como estão aplicando em suas rotinas de vendas”, relata Ricardo Marques, gerente de Trade Marketing do ramo farmacêutico.

 Leia também: O que é Cultura Maker? Faça Você mesmo!!!

É game ou não é?😐❓

A gamificação possui características específicas e que podem ser aplicadas em diversos segmentos, sejam eles empresariais ou não. Mas a ideia principal é alcançar o resultado🎯 rapidamente, sem muito estresse.

Algumas empresas do país desenvolvem programas de incentivo entre os seus funcionários. À medida que concluem cursos internos, por meio de universidades cooperativas, automaticamente, pontuam e passam a concorrer a bolsas de estudos📚 em diversas áreas. Quanto maior a pontuação, maiores serão as chances.

Os clientes também podem participar de vários programas de pontuação disponíveis no mercado. É o que explica Mario da Paz, gerente de TI das Lojas Pernambucanas.

“Utilizamos a gamificação em um programa de pontuação com os nossos clientes. Conforme fazem as suas compras nas lojas físicas ou online, conseguem acumular pontos e, assim, podem transformar essa pontuação em descontos para futuras compras”, destaca.

A gamificação em Manaus…🌅

Isabel Campos, sócia da Pequenos Negócios, utiliza a gamificação através da metodologia “Lego Serious Play”(método que utiliza as peças do brinquedo Lego em reuniões com o propósito de criar novas ideias). Por meio de workshops, a profissional emprega as famosas peças de brinquedos como forma de facilitar a comunicação e a resolução de problemas de suas equipes.

Isabel Campos utilizando técnicas de gamificação entre funcionários - Foto: Divulgação/Pequenos Negócios
Isabel Campos utilizando técnicas de gamificação entre funcionários. Foto: Divulgação/Pequenos Negócios

“Durantes as oficinas, os facilitadores criam desafios que são respondidos pelos participantes através de construções com peças e, para isso, acessam seu repertório de vida e imaginam novos cenários para encontrar soluções”, ressalta. 

Em empresas🏬 essa técnica é muito eficiente para o engajamento de times e planejamento estratégico.

“Utilizamos esse método no desenvolvimento de empreendedores, resgatando habilidades e projetos que deram certo. Então,  em posse destas informações, criamos modelos de negócios ou planos de carreiras”, finaliza Isabel.  

Organização, Agilidade e Praticidade. Esses são os pilares essenciais de qualquer negócio, e a gamificação surgiu como instrumento facilitador e importante para quem deseja otimizar o seu dia a dia organizacional. 

 

Texto: Eduardo Gomes


Tags: Xplica