Metaverso! O mundo em outra dimensão
30/10/2022
Você já deve ter ouvido falar do Metaverso. E não, não estou falando do multiverso da Marvel🦸♂️, trata-se de algo que já existe há anos em nossa realidade e tende a evoluir com o passar do tempo, de acordo com o empresário e proprietário da Targo Consultoria, Carlos Oshiro.
“Metaverso é um ambiente virtual onde, através de um instrumento representado hoje pelo óculos 👓 de metaverso, você acaba entrando nesse ambiente, e aquilo que era virtual, o que você via de fora de uma tela de celular ou computador, tudo se torna real, você interage com as pessoas, faz compras, mas claro que muito dessas tecnologias ainda não estão disponíveis”.
Quando o termo “Metaverso” surgiu?
“O conceito de metaverso apareceu pela primeira vez em 1992, com o escritor norte-americano Neal Stephenson. Em sua novela, Snow Crash, ele descreveu uma espécie de espaço virtual coletivo compatível e convergente com a realidade”, explica o empresário.
Há também outro termo que tinha o mesmo conceito do metaverso, a Second Life, que foi algo que surgiu na época em que a Internet 🌐 era lenta, ou seja, foi uma tecnologia lançada além do seu tempo.
Leia também: O que é robótica?
Presença do metaverso
Atualmente, o metaverso está bem presente nos games 🎮, onde as crianças já vivem essa realidade, inclusive as grandes marcas já estão em alguns jogos como: Roblox e Minecraft, mas o metaverso não se restringe a isso.
“Existe hoje alguns aplicativos que você baixa gratuitamente, inclusive dentro do aplicativo de compras da Meta (Facebook), e você acaba baixando uma praça onde você encontra com outras pessoas do mundo inteiro e começa a bater papo🗣️”, comenta Carlos.
Qual futuro do metaverso?
“Pro futuro, nós vamos ter uma disruptura no mundo dos negócios, principalmente da educação, porque uma faculdade, provavelmente, você poderá fazer em qualquer parte do mundo 🌏 por meio dos óculos e ser inserido dentro de uma sala de aula”.
Detalhes interessantes a serem citados: Futuramente, os supermercados terão lojas virtuais aonde, do sofá da sua casa, você vai pra dentro do supermercado, fazer suas compras e dentro de uma hora o delivery entregará suas compras.
Sendo esse o futuro, nós já podemos nos perguntar como tudo isso vai nos impactar, e isso já pode ser observado com o uso do celular, conforme afirma Carlos.
“Se você for em um ambiente aberto ou numa praça de alimentação, mais de 90% das pessoas estão olhando o celular e não estão interagindo entre elas. Na verdade, estão interagindo com outras pessoas de todas as partes do mundo, e hoje o metaverso já impacta na forma de você interagir através dos óculos”.
Para finalizar, o empresário diz que a grande decepção hoje ainda são os óculos, 👓 porém, a tendência é que no futuro, esses óculos enormes, vão se tornar óculos normais, e aí depois, quem sabe, em lentes de contato e até chips implantados no corpo.