O que é Unicórnio🦄 para a tecnologia?

25/09/2022

O termo “unicórnio”  ​🦄​ não é um cavalo com chifre, quando o assunto é tecnologia. 👨💻​ Para entender melhor, é preciso saber que o termo envolve o mundo das empresas inovadoras, as startups, ou seja, empresas novas, chamadas emergentes, que têm como objetivo desenvolver um modelo de negócio.

A explicação vem do especialista em inovação do Sidia/Manaus Tech Hub, Daniel Goettenauer.

“Unicórnio é como o mercado chama startups que alcançam a valoração de 4,62 bilhões de reais”, diz.

Em outras palavras, o termo tem a ver com a valorização de empresas. O primeiro unicórnio brasileiro, por exemplo, foi a 99 (aplicativo de transporte individual). 🚗📱

O termo unicórnio não foi escolhido à toa para se referir a essas empresas. Elas recebem esse nome porque conseguiram alcançar algo tão raro e difícil quanto encontrar a criatura da mitologia: ser avaliada em 1 bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores.

Leia também: Linguagem de computadores 💻em quadrinhos 

 “O termo startup unicórnio nasceu em 2013, quando a fundadora da Cowboy Ventures, Aillen Lee, o descreveu como empresas que eram valorizadas em mais de 1 bilhão de dólares (4,62 bilhões de reais) sem terem capital na bolsa de valores”, comenta Goettenauer.

Assim como qualquer negócio, há sempre obstáculos a serem ultrapassados para se ter sucesso, o que não é diferente com as startups (empresas com ideias inovadoras) que querem se tornar unicórnios. 🦄​

“Para se tornar um unicórnio, as startups enfrentam desafios, sobrevivem aos obstáculos e alcançam o tão sonhado 4,62 bilhões de reais”, finaliza Daniel.

Em Manaus, não há nenhum unicórnio. Atualmente, eles são 22 (leia mais aqui) no território nacional e a maioria se encontra na região Sudeste do país. É uma grande chance para uma startup local se tornar um unicórnio e ser referência na região. Ideias boas 💡​ não faltam e o sucesso pode estar logo adiante! 

Texto: Cath Senna


Tags: Xplica