Agronegócio com tecnologia Blockchain!
19/04/2024 Sara Araújo
O agro 🧑🌾é tech! E com muita tecnologia a Startup Selva (Sistema Estruturado Legal de Valores Amazônicos) dá a cooperativas e associações de produtores o poder de acessar mercados mais amplos com informações claras e precisas sobre a ✅️qualidade e a sustentabilidade de produtos agrícolas.
Rafael Veiga Paixão, de 32 anos, é a mente💡 inovadora por trás da Startup. Doutorando em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas, ele possui vasta experiência na área. O CEO além de Mestre em Direito Político e Econômico, possui especialização em Tecnologia da Informação, Negócios da 🌳Floresta e Tecnologias para Negócios: AI, Big Data e Data Science.
“O serviço do Selva opera como uma plataforma integrada de gestão e comercialização de ativos naturais, fundamental para padronizar os dados dos produtos agrícolas da Amazônia”.
Sustentabilidade? Tem que ter! Serviço gera valor de incentivo à Amazônia! Por meio da implementação de uma economia sustentável 🍃e de impacto social para a região, a plataforma facilita uma negociação mais justa e transparente, fortalece as cadeias produtivas locais e valoriza o trabalho dos 🧑🌾agricultores.
Rastreabilidade 🔍de confiança! Hoje a plataforma atua com tecnologia Blockchain, o que melhora o rastreamento e a cadeia produtiva agrícola. Rafael conta que o sistema cria um registro transparente e imutável, desde a origem até a🚚 entrega, permitindo a verificação da sustentabilidade dos produtos.
“Isso não só aumenta a credibilidade das informações fornecidas por cooperativas e associações de produtores, mas fortalece a segurança e a confiabilidade do processo de gestão e comercialização”
Leia Também: Bancos digitais da região amazônica? Sim, temos!
Este trabalho, estabelece um sistema onde a certificação da origem e as práticas ♻️sustentáveis são destaque, beneficiando produtores, consumidores e investidores com a garantia de qualidade e integridade ambiental dos produtos da 🌳Amazônia.
Sustentabilidade
O Selva promove a sustentabilidade por meio da criação de um ecossistema que valoriza e recompensa práticas de manejo sustentável na Amazônia. Ela incentiva a 👩🌾produção e o comércio de produtos que contribuem para a conservação ambiental e o desenvolvimento💰 econômico sem comprometer os recursos para futuras gerações.
“Isso é alcançado apoiando a produção de baixo impacto, fomentando a economia local e integrando os produtores ao mercado global de maneira justa e responsável. Além disso, acreditamos no SELVA que é através da educação que podemos melhorar a qualidade de vida de comunidades tradicionais, cooperativas e associações que precisam se integrar a cadeias de valor globais.
E tem novidade! O grupo idealizou o👨🏽🏫 curso ‘’SELVA na prática: como desenvolver e gerar valor para seu negócio amazônico’’, que terá a primeira turma no primeiro semestre de 2024, subsidiada com recursos 💰💰financeiros dos programas Centelha da FAPEAM e SinapseBio da Fundação CERTI.
“A inovação é fundamental no trabalho do SELVA, inspirada por teóricos como Bertha Becker e Samuel Benchimol, que destacaram a importância do desenvolvimento regional sustentável na Amazônia, e Joseph Schumpeter, que enfatizou o papel da inovação disruptiva na economia. O SELVA aplica esses conceitos para criar soluções tecnológicas e de gestão que abordam os desafios socioambientais da região”.