Startups amazonenses em boas mãos 💡

04/12/2022 Eduardo Gomes

Inovar 💡 não é só ter ideias novas e futuristas, mas, também, exige organização. E, para que tudo seja realizado como planejado, foi criada em Manaus a ASIAM, ou seja: a Associação de Startups e Inovação da Amazônia. 

Essa ideia inovadora surgiu da necessidade de debater 🗣️ temas que envolvessem o desenvolvimento social e econômico desses novos empreendimentos.

Amaike Keric, atual presidente da Associação e também co-fundador da startup “Trocados”, explica como foi a idealização desse projeto.

“Percebemos a explosão de ideias sobre a criação de uma Associação, que olhasse e trabalhasse em prol das startups da Amazônia🌳. Uma Associação que tenha empreendedores de startups que nos representem em reuniões, sejam elas de políticas públicas ou privadas. Então, juntamos forças 🤝 com grandes empreendedores de startups da região”.
ASIAM (Associação de Startups e Inovação da Amazônia) - Foto: Divulgação
ASIAM (Associação de Startups e Inovação da Amazônia) - Foto: Divulgação

Dentre as startups que participam da Associação, estão: Navegam, Trocados, Faço a Conta, Hey Gas, Residuum, Communy, Selva, Fisggar, Soul Plus, dentre outras.

Leia também: O que é Startup e por que você deve amar riscos?

A união faz a força!🤜🤛

Ainda segundo Amaike, não é fácil estimular empresários que atuam no mercado de inovação e que os desafios são maiores ainda. 

“Temos grandes desafios, dentre eles é representar perante a sociedade e o poder público, os interesses das startups, assim como representar os associados. Queremos fomentar o modelo que estimula os empreendedores a se conhecer, trocar experiências e buscar o desenvolvimento conjunto".

Focados!🎯

Palestra com associados da ASIAM - Foto: Arquivo Pessoal
Palestra com associados da ASIAM - Foto: Arquivo Pessoal

Inicialmente, o objetivo é ajudar as startups, conectando-as a grandes empresas 🛒 🏪  e mercados, o que levará Manaus a se tornar mais inteligente e inovadora. 

“Foi um susto quando começamos os primeiros diálogos sobre a iniciativa, mas quando reunimos as startups e apresentamos os planos para constituição da Associação, passamos a dialogar, coletar informações e propostas. A partir disso, houve um alinhamento de pensamento de forma coletiva, pois a iniciativa vem de empreendedores locais que já atuam em diversas frentes do mercado”.

Portanto, o propósito da ASIAM é estimular esses empreendedores que atuam no mercado de inovação. 💡 É buscar o networking 💼  para que todos possam se conhecer e trocar experiências para um desenvolvimento comercial em conjunto. 

E essa comunicação já começou. A Associação já fez os primeiros contatos 📞  em busca de parceria  🤝  com os principais órgãos fomentadores da região, como a Suframa, Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas, APDM (Associação Polo Digital de Manaus) e CODESE (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus). 

 

Texto: Eduardo Gomes