Logo siatualize
🤔 Xplica

O que é Startup e por que você deve amar riscos?

O conceito de startup também está ligado à ideia de que é preciso correr riscos. Foto: Freepik
O conceito de startup também está ligado à ideia de que é preciso correr riscos. Foto: Freepik

Uma ideia ​💡​ diferente e que precisa de disposição para passar por riscos, essa é a premissa de uma startup.

De acordo a administradora e professora de Inovação, Glaucia Goettenauer, a definição de Startup foi mudando no decorrer dos anos. 📅​

“Em 2010, o termo Startup começou a ser falado no Brasil, muito decorrente da internet. Empresas de tecnologias fundadas na garagem, com poucos recursos conseguiram resolver problemas maiores e começaram a crescer”, afirma a professora.

Se for puxado na memória, pode ser destacado o fato que naquela época a tecnologia não era tão acessível, ao contrário de hoje, que quase todas às pessoas possuem um Smartphone. E com a evolução do meio tecnológico, também surgiu outras definições para Startup.

A Startup é uma empresa de base tecnológica que consegue caminhar com poucos recursos, e consegue fazer validações necessárias para que esse negócio, que envolve tecnologia, vá para o mercado”, diz Glaucia.

Força de vontade. Para se tornar uma Startup é preciso entender que é um meio onde sofre muitas oscilações 📈​📉​ de mercado, ou seja, há muitos riscos. 

giphy

Mão na massa. Para criar uma Startup, além do que foi citado, também há outros quesitos a serem pensados:

1- Ter uma ideia inovadora 💡

Afinal tem que saber “vender o peixe”, fazer uma pesquisa para saber o potencial daquela ideia, ou se ela já existe e é desenvolvida por outra empresa.

2- Desenvolver sua ideia de negócio 🗓️

Hora de destrinchar sua ideia, fazendo seu modelo de negócio e verificando se ela é ou não viável.

3- Criar um protótipo 🤖​

Não é preciso fazer algo grandioso logo de cara, basta apenas uma representação mais simplificada para que possa ser testado pelos clientes em potencial.

4- Validar hipóteses no mercado 💲

Depois de descobrir a “dor” do cliente, é necessário verificar a possibilidade (ou não) de crescer aquela ideia. Ou seja, mais pesquisas sobre o produto testado.

5- Buscar parcerias 🤝

Tenha contatos! Existem eventos voltados para isso onde podem trocar conhecimentos e buscar apoio; eventos de acelerados ou de incubadoras.

6- Capar recursos 💰​

Há editais para ajudar na captação de recursos, como os do Sebrae e da Fapeam, além da possibilidade de uma mão amiga das ‘aceleradoras’, colocando os empreendedores em contato direto com os investidores.

Importante lembrar! 💭​

Não esqueça os detalhes quando o assunto for 'startups'. Foto: Pixabay
Não esqueça os detalhes quando o assunto for ‘startups’. Foto: Pixabay

A Região Amazônica já teve muitas Startups, mas a curiosidade deve ser sobre o termo “já teve”, isso é pelo fato que “Startup” é algo apenas no início, depois que ela cresce ela se torna uma “empresa de tecnologia”. 💻​ 

Leia também: O que é Aceleradora? O empurrãozinho que você precisa!

Mais do que propagar uma ideia, o surgimento de Startups também busca manter a qualidade do produto e se mostra ser mais benéfica que uma empresa tradicional, uma loja física.

“A solução dela envolve muitas tecnologias, que permitem que uma Startup entregue para 10 usuários ou 10 milhões o mesmo serviço a um custo muito baixo ou quase nada. Isso que torna uma Startup muito vantajosa”, finaliza a professora.

Mesmo com muitos riscos as vantagens se sobrepõem a qualquer outro detalhe, e vale a pena investir em algo inovador que posteriormente vai dar não só “frutos”, mas qualidade.

Texto: Cath Senna

Mais Notícias