O que é robótica?
24/10/2022
Nos filmes, 📽️ desenhos, nas séries e até mesmo no dia a dia, é notável a presença de robôs! 🤖 Cada vez mais perto da humanidade, desperta a curiosidade de saber como essas máquinas 🤓 são capazes de fazer tanta coisa!
A resposta é prática: isso tudo é feito por meio da robótica, 🤖👨🏻💻 que tem como objetivo o desenvolvimento de robôs, conjunto de elementos mecânicos ⚙️🔧 automáticos que realizam atividades humanas simples ou complexas.
Com ela, é possível solucionar problemas, 🤔 utilizando alguns meios tecnológicos, conforme explicou o CEO da Hattori Tech e professor formador na Gerência de Tecnologia Educacional da SEMED, Adrio Acácio.
“Elas decompõem um problema grande em partes menores, o que facilita sua compreensão, e buscam o que é mais relevante. Também é feito o reconhecimento de repetições, assim como também usam a lógica para solucionar problemas”, afirma o professor.
Leia também: O que é Startup e por que você deve amar riscos?
A movimentação dos robôs deixa muitos encantados e curiosos sobre o que foi feito e como foi feito. Manusear e estudar robótica 🤖👨🏻💻 envolve habilidades como: utilização de ferramentas digitais, linguagens de programação e até domínio de algoritmos.
“Com os avanços tecnológicos, os robôs estão sendo projetados com Inteligência Artificial (IA). Para o desenvolvimento desses robôs com computadores é utilizado técnicas de machine learning (que é a aprendizagem automática)”, comenta o professor.
Como funciona?
São ensinados ao computador 🖥️⌨️ exemplos do fenômeno que gostaríamos que ele entendesse, e ao reconhecer esse fenômeno são oferecidos dados. Entre eles, imagens, vídeos, batimentos cardíacos, etc.
Basicamente, quando armazenamos vídeos em um computador, ele rotula aquele determinado fenômeno, e a partir disso o robô vai entender a função que lhe foi dada, sendo capaz de identificar automaticamente. 🆒
“Dependendo do trabalho que o robô vai executar, para seu funcionamento é necessário um complexo sistema de circuitos elétricos com sensores de luz, de movimento, de temperatura, baterias, leds e outros”, afirma Adrio.
Texto: Cath Senna