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Alunos da rede estadual de Manaus obtêm biodiesel a partir de óleo de cozinha

Mais um ponto para a pesquisa do Amazonas! ✅ Alunos da Escola Estadual Marechal Hermes, localizada no bairro Nova Esperança, zona oeste de Manaus, obtiveram biodiesel a partir do óleo residual, aquele comprado no mercado para usar na cozinha

O estudo, intitulado “Obtenção de biodiesel através da utilização de biomassa residual e a biodiversidade em escolas do Estado do Amazonas” utilizou o óleo descartado, obtido por meio de doação de descarte da comunidade local 👥, principalmente de pequenos comerciantes.

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Experimento foi feito com alunos da rede pública de ensino | Foto: Divulgação

 

E olha que interessante: na pesquisa, os estudantes conseguiram encontrar uma boa concentração de álcool nos testes, sendo uma porcentagem maior de biodiesel, em relação à glicerina. Com isso, a atividade despertou nos estudantes o interesse 💡 por pesquisa sustentável, aproximando a escola da comunidade com um trabalho socioambiental 🚰 voltado para a preservação da Floresta Amazônica e dos igarapés de Manaus. 

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Durante a pesquisa, que foi dividida em seis fases, desde a coleta de dados iniciais 📈 até a análise de qualidade do biodiesel produzido 🧪, os alunos aprenderam sobre processos químicos importantes para a durabilidade e qualidade do produto.

O coordenador do projeto, professor e doutorando em engenharia química, Anezio Raymundo Gomes de Oliveira Júnior, ressaltou que esses projetos envolvem conhecimentos de diversas disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade, uma vez que os alunos podem integrar conceitos de química, biologia, matemática 🔢 e meio ambiente 🌳, proporcionando uma visão holística do conhecimento. 

“Projetos práticos estimulam a curiosidade natural dos alunos, incentivando-os a questionar, explorar e experimentar. Isso contribui para a promoção da criatividade e do pensamento inovador”, afirmou. 

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Professor explica que experimento tem base em conhecimentos interdisciplinares | Foto: Divulgação

 

O professor afirma ainda que, inicialmente, os alunos se envolveram no projeto de forma tímida, devido ao pouco contato com o laboratório ⚗️, mas após treinamento e experimentos iniciais para maior segurança na prática, os alunos tiveram mais engajamento na pesquisa. 

O projeto recebeu fomento do Prodeb/Fapeam, uma iniciativa que visa fomentar a concessão de auxílio-pesquisa para apoiar projetos de pesquisa e de inovação, visando à valorização dos mestres e doutores que atuam na Rede Pública de Ensino, no âmbito da educação básica, com vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da educação no Amazonas. 

*Com informações da assessoria

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