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Manaus Inteligente: os desafios da mobilidade urbana

Avenida Torquato Tapajós com trânsito intenso | Foto: Robervaldo Rocha / CMM

Em 2023, Manaus ficou em 2° lugar na lista das cidades mais inteligentes da região Norte, considerando 11 setores de pesquisa que foram avaliados. A cada semana, o Siatualize apresenta, na série Manaus Inteligente💡 as iniciativas da capital amazonense para se tornar uma cidade inovadora, a partir dos setores de pesquisa, entre eles, mobilidade, meio ambiente, tecnologia e inovação.

Começando pela Mobilidade…

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Frota de ônibus foram renovadas recentemente para atender a população manauara | Foto: Edson Rodrigo

 

A mobilidade urbana 🚌 é um dos pontos mais falados quando se trata do uso de recursos de tecnologia e inovação para resolver problemas urbanos. Ciclovias, semáforos inteligentes, bilhetes eletrônicos de transporte públicos, outros modais de transporte e a idade média da frota de veículos para reduzir a emissão de carbono são consideradas possíveis questões para uma cidade se tornar, de fato, inteligente.

Leia  também: O que é uma cidade inteligente?

Quem mora em Manaus sabe que o ‘engarrafamento’ das 18h é comum nas principais avenidas da cidade. Uma das alternativas já em funcionamento para acabar com esse trânsito são os semáforos inteligentes instalados 🚦 em 44 cruzamentos, com serviço de operação assistida 24h via central de controle de trânsito. Segundo a prefeitura, isso possibilita a manutenção corretiva e preventiva de forma remota.

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Semáforos inteligentes implantados na av. Umberto Calderaro Filho | Foto: Divulgação

 

Partindo para a questão do transporte público, no começo de setembro, Manaus adquiriu o primeiro ônibus elétrico⚡ para a frota coletiva. A linha 125, com trajeto para a Universidade Federal do Amazonas, será a primeira a receber o ônibus que tem capacidade para 27 passageiros sentados e 43 em pé, além de espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 km.

Manaus conta com o aplicativo ‘Cadê Meu Ônibus’, que mostra em tempo real onde está a frota de cada linha. Além disso, é possível recarregar o “Passa Fácil” através do PIX direto do celular. 📱

Para o pesquisador e especialista em transporte e mobilidade urbana, Cristiano Paiva, problemas estruturais básicos precisam primeiramente ser resolvidos para que tecnologias sejam instaladas na capital amazonense. 

“Antes de se tornar verdadeiramente uma cidade inteligente, Manaus deve resolver seus problemas de infraestrutura básica, incluindo o fornecimento confiável de água, saneamento e uma rede de transporte público eficiente”, explica.

Outra melhoria apontada pelo especialista é a expansão de faixas e corredores exclusivos para ônibus e a introdução de modos de transporte alternativos, VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) 🚈, que possuem alta capacidade de passageiros. 

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Tipo de transporte de veículos leves sobre trilhos (VLT) | Imagem: Internet

 

“A dependência quase exclusiva de ônibus como meio de transporte coletivo em Manaus é uma situação problemática que limita a mobilidade dos cidadãos e contribui para problemas de trânsito e poluição”, explica.

Existe ainda a possibilidade de abrir mais espaço para as ciclovias, 🚲 por exemplo. Até o momento, a capital manauara conta com apenas 26,15km de malha cicloviária, ou seja, 1,27km a cada 100 mil habitantes em uma cidade com mais de duas milhões de pessoas.

Texto: Paulo Rodrigo

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